Contos de Natal : "Natal lido e contado na BEgas"

Como estamos na quadra natalícia, realizou-se mais uma vez na BEgas a hora do conto para os alunos da Educação Especial.
Foram apresentados vários contos literários de temática natalícia, destacando-se entre outros, o conto “Natal “ de Miguel Torga, extraído do livro “contos da montanha” e ainda ” A Consoada”, de Carlos Malheiro Dias.
Os objetivos desta atividade foram os seguintes: promover a leitura e os espaços de leitura, desenvolver o gosto pela leitura, incentivar para uma pedagogia de inclusão, promover objectivos educativos definidos no PEI, contribuir para a integração de todos os intervenientes no espaço escolar.
Esta atividade contou com a participação da Prof. Bibliotecária, da Prof. da Educação Especial e dos Professores Fernando Vieira e Paulo Teixeira.
Os alunos mostraram-se interessados em ouvir os contos de Natal, estiveram muito atentos e participativos.
 A Prof. Bibliotecária
 Arminda Lemos

Coroas de Natal

A Professora Delfina e os alunos do 8º D e 8º E , turmas PIEF, em parceria com o projeto Ecoescolas, elaboraram lindas coroas de Natal que estão a decorar a BEgas. São coroas muito originais, construídas com materiais reciclados. Isto comprova que a imaginação e a criatividade transcendem a crise! Estando a BEgas toda enfeitada a custo zero de acordo com os parâmetros da troica e os cortes orçamentais ... mas Natal é sempre Natal ! Vale a pena ver, porque as imagens valem mais que mil palavras!

Decoração da BEgas


Natal é tempo  paz,  de amor e de partilha.  Nesse sentido, os alunos do 9º E elaboraram, na disciplina de Formação Cívica, várias mensagens de Natal que estão expostas na BEgas.
A Professora Delfina e os alunos do 8º B tiveram a gentileza de colocar na BE uma árvore de Natal e procederam à sua decoração. Na referida árvore, foram colocados vários elementos decorativos alusivos a esta quadra e ainda sólidos geométricos, números e materiais reciclados,  disponibilizados pela Prof. Andrea,  pelos alunos do 8º F e do 1º A , para que  a Matemática seja entendida de forma lúdica e nunca seja esquecida pelos nossos alunos. Os  alunos da Educação Especial  e a professora Graciete,também colocaram na BE cartões de Natal e  desejaram a todos um Feliz Natal, colorindo letras e  pintando anjos, é de salientar que este anjo foi desenhado pelo aluno Micael do 7º  A. Os alunos do 11º D e a professora Marta elaboraram  na Disciplina de Inglês, mensagens de Natal  que foram também colocadas na BEgas.
Desde já a BEgas agradece a colaboração de todos aqueles que contribuíram para que a Biblioteca seja um espaço vivo e dinâmico, onde o espírito de Natal está sempre presente.
 Apesar de estar num monobloco,  a BEgas  continua  muito bonita e alegre!

 Professora   Arminda Lemos

Mensagens de Natal

Chegaram até à BEgas mensagens de Natal  muito bonitas, estão todos de parabéns pela sua criatividade.
Mas como não poderíamos publicar aqui todas, selecionamos esta que consideramos ser a mais original.

“ O Natal é como um floco de neve gracioso, leve e inspirador. Cada floco de neve é um sonho de esperança de uma criança feliz.”

Mais uma vez está de parabéns o aluno Micael do 7º A,  pela sua criatividade tanto no âmbito da elaboração da mensagem , como do lindo anjo que desenhou para a BEgas e que está a ser pintado pelos alunos da Educação Especial.

 Prof. Arminda Lemos

Histórias de Natal

  O Natal  aproxima-se ,  para  quem quiser ler histórias alusivas a esta quadra, deve  visitar  o o seguinte blogue:

http://preparandonatal.wordpress.com/

Clube das Histórias
Projecto: Abrir as portas ao sonho e à reflexão

Dia internacional das pessoas com deficiência

Desde 1998, comemora-se a 3 de Dezembro o dia internacional das pessoas com deficiência,  com o objectivo de alertar para esta problemática e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas nesta situação.
É para tal necessária a tomada de consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural . Neste sentido, pretende-se sensibilizar para os direitos da igualdade de oportunidades e não-discriminação das pessoas com deficiência. Os alunos da Educação Especial elaboraram um cartaz alusivo a esta temática, cartaz esse que vai ser exposto na BEgas
É preciso ter em conta que todos devemos respeitar a diferença e promover a integração plena na sociedade das pessoas com deficiência.

 Prof. Arminda Lemos

Livro do mês: dezembro de 2011

De acordo com as preferências literárias dos nossos alunos, venho sugerir este livro! Tem sido bastante requisitado! Muitos o procuram! Trata-se de um livro interessante, que estimula a criatividade de cada um!
É realmente um diário inovador e interativo baseado no próprio «diário» de Greg Heffl que permite aos jovens expressarem-se de uma nova forma divertida
Em O Diário de um Banana… e o Meu, pergunta-se: “Qual o pior pesadelo que já tiveste? Quais as tuas melhores ideias para invenções? Quais os maiores erros que cometeste até agora?”
Repleto de ilustrações originais e material inédito, este «diário» contém páginas pautadas e balões de diálogo vazios para os jovens poderem criar as suas próprias histórias e bandas desenhadas, fazer o registo das coisas preferidas e menos preferidas e escreverem as suas memórias.

 Prof. Arminda  Lemos

Dia Mundial da Luta Contra a Sida

O Dia mundial da Sida celebra-se a 1 de Dezembro, a nível mundial.
Celebra-se a 1 de Dezembro porque o primeiro caso de sida foi diagnosticado a 1 de Dezembro de 1981.
De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde existem cerca de 33,4 milhões de pessoas infectadas com o VIH em todo o mundo e todos os anos morrem 2 milhões de infectados.
A sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
O VIH é o agente causador da sida. Este agente pode ficar incubado no corpo humano por tempo indeterminado, sem que manifeste quaisquer sintomas.
Uma pessoa VIH positiva pode não ter sinais da doença, aparentando mesmo um estado saudável durante um período de tempo que pode durar vários anos. No entanto, essa pessoa está infectada e, porque o vírus está presente no seu organismo, pode, durante todo esse tempo, transmiti-lo a outra pessoa.
A sida caracteriza-se por uma quebra do sistema imunitário do organismo e, por este motivo, as infecções de ordem geral não podem ser combatidas eficazmente. Actualmente, a cura do vírus não é possível.