Visitas guiadas à Biblioteca



      O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de Outubro, como o Dia das Bibliotecas Escolares, permitindo deste modo, às escolas a preparação atempada de actividades específicas a realizar neste dia, independentemente de todas as acções que possam levar a efeito noutros dias do mês.   Sendo  assim, ao longo desta semana a BEgas vai contar com actividades diversificadas, nomeadamente: visitas guiadas para os novos alunos, elaboração de mensagens alusivas à BE,  questionários/ sugestões feitas pelos alunos etc
         É imprescindível inserir os alunos no espaço da Biblioteca, ensiná-los a pesquisar motivando-os para a leitura, porque os livros são “ uns amigos que nos acompanham ao longo de toda a vida."Sendo assim, a motivação para a leitura é o nosso objectivo primordial, pois como  Pennac disse um dia : “O verbo Ler e o verbo Amar não utilizam imperativos”.
As referidas  visitas constam  da apresentação de um PowerPoint sobre o funcionamento da Biblioteca e regras de utilização, no âmbito da formação do utilizador, assim como a realização de um bibliopaper sobre a   BE !

Concurso PORDATA


Está aberta a 3ª edição do concurso PORDATA | RBE, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) dirigida a alunos do ensino secundário.Todas as escolas com ensino secundário poderão concorrer, devendo, para o efeito, dinamizar e apoiar a elaboração de trabalhos curriculares usando como fonte principal de informação a base de dados PORDATA. O melhor trabalho de cada escola, selecionado internamente pelo professor orientador e professor bibliotecário, deve ser enviado à RBE, de acordo com o regulamento do concurso, até ao dia 4 de abril de 2013.Paralelamente ao concurso, decorrem as inscrições para a realização de sessões de formação, de curta duração, sobre a PORDATA destinadas a apoiar, prioritariamente, grupos de alunos/ professores interessados em participar no concurso. A inscrição para a formação é feita através de formulário próprio.
Qualquer esclarecimento poderá ser solicitado para o endereço de correio eletrónico: maria.toscano@mail-rbe.org ou ao coordenador interconcelhio da RBE.

 Consulta a página da RBE em
 

Concurso PNL: Imagens contra a corrupção

O Concurso Imagens Contra a corrupção destina-se a todos os alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das redes pública e privada. Consulte o sítio do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) http://www.cpc.tcontas.pt/concurso/imagens_contra_a_corrupcao.html e conheça o Regulamento do Concurso e o Cartaz do concurso, entre outras informações.

5 de Outubro- Implantação da República



A implantação da República é resultante de um longo processo de mutação política, social e mental, onde merecem um lugar de destaque os defensores da ideologia republicana, que conduziram à formação do Partido  Republicano Português (PRP), no final do século XIX.A República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910. Nesse dia foi organizado um governo provisório, que tomou o controlo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga, um dos preconizadores do movimento republicano nacional. Iniciava-se um processo que culminou na implantação de um regime republicano, que definitivamente afastou a monarquia. Este governo impôs as novas regras da eleição dos deputados da Assembleia Constituinte,  foi abolido o direito da monarquia; e foi decretada uma república democrática, que veio a ser dotada de uma nova Constituição, em 1911.


 Retirado  de http://www.infopedia.pt/

Livro do mês: outubro de 2012


Os Fitzgerald são uma família como tantas outras e têm dois filhos, Jesse e Kate. Quando Kate chega aos dois anos de idade é-lhe diagnosticada uma forma grave de leucemia. Os pais resolvem então ter outro bebé, Anna, geneticamente seleccionada para ser uma dadora perfeitamente compatível para a irmã. Desde o nascimento até à adolescência, Anna tem de sofrer inúmeros tratamentos médicos, invasivos e perigosos, para fornecer sangue, medula óssea e outros tecidos para salvar a vida da irmã mais velha. Toda a família sofre com a doença de Kate. Agora, ela precisa de um rim e Anna resolve instaurar um processo legal para requerer a emancipação médica - ela quer ter direito a tomar decisões sobre o seu próprio corpo.
Sara, a mãe, é advogada e resolve representar a filha mais velha neste julgamento. Em Para a Minha Irmã muitas questões complexas são levantadas: Anna tem obrigação de arriscar a própria vida para salvar a irmã? Os pais têm o direito de tomar decisões quanto ao papel de dadora de Anna? Conseguimos distinguir a ténue fronteira entre o que é legal e o que é ético nesta situação? A narrativa muda de personagem para personagem de modo que o leitor pode escutar as vozes dos diferentes membros da família, assim como do advogado e da tutora ad litem, destacada pelo tribunal para representar Anna.


Retirado de  http://www.wook.pt/

Outubro: mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O lema deste ano é:
"Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro" 

 Este  é o mês internacional da Bibliotecas Escolares. 
A Biblioteca é  o " coração da Escola", vem  conhecê- la melhor!