Boas Festas

 A BEgas( Biblioteca da Escola Secundária D. Egas Moniz) deseja a toda  a  comunidade educativa um Feliz Natal e  um Próspero Ano Novo, com ótimas leituras!

Decorações de Natal na Escola

A escola está linda! Decorada para o Natal com muita  criatividade  e bom gosto!
Aí ficam algumas imagens que valem mais que mil  palavras!
 
 
 
                           

Visionamento de um filme alusivo ao Natal


Como estamos na época de Natal , foi apresentado hoje na BEgas um filme alusivo a esta  quadra, para os alunos da Educação  Especial.

Natal na BEgas

 

Tendo  em conta que estamos na época natalícia, a BEgas recebeu mais trabalhos e  decorações de Natal, nomeadamente uma árvore elaborada pelo 9º D na disciplina de  Área  Projeto,  com a  orientação da Prof Maria de Deus, nossa habitual colaboradora, trabalhos esses inseridos no Projeto   Eco Escolas.

Parabéns a todos  pelos excelentes trabalhos!

 

Mensagens de Natal na BEgas


Estão na Biblioteca lindas mensagens de Natal elaboradas pelos alunos do 8º ano.
 As mensagens foram colocadas  junto à  árvore dos livros, pois a leitura e a escrita sempre andaram de mãos dadas...
Estas mensagens são excelentes prendas de Natal pois  têm  palavras expressivas e profundas que ilustram bem esta quadra natalícia.

Bem haja a todos pela excelente colaboração nesta  atividade.

 A BEgas agradece  e  aproveita para desejar a toda  a comunidade educativa   um Feliz Natal.
 

Fórum permanente

 

No dia 11 de dezembro  pelas 12 horas,  realizou-se  na BEgas  a 2ª sessão do Fórum Permanente, no âmbito do Plano de Melhoria TEIP.
 A sessão foi dinamizada dinamizada pelos alunos do 12º ano de escolaridade, turma A, e subordinada ao tema "Pilhas e Baterias". Tratou-se de uma actividade  interessante  que  promoveu a divulgação   e partilha de actividades e experiências.
 Logo que possível serão aqui publicadas algumas fotos do evento.

 

Dia Internacional dos Direitos Humanos-10 de dezembro

Hoje  comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Visita  a exposição que está na  BEgas  e deixa-nos a tua mensagem!
 
 Atendendo ao valor polissémico das imagens, aqui ficam algumas fotos!




Comemoração do Dia dos Direitos Humanos


Tendo em conta que no dia 10 de Dezembro  se comemora o Dia  Dos Direitos humanos, está na BEgas uma exposição alusiva  a esta temática, no âmbito dos conteúdos lecionados na disciplina de Português, turma A,  do 12ª ano, promovida  pela Delegação de Viseu da Amnistia internacional em parceria  com o Projeto “ A lutar contra  a pobreza e Exclusão em Portugal”.

A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos. Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.O dia 10 de Dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.
 
 Prof. Arminda  Lemos

Divulgação do projeto "Amostras para ler"

O projeto Amostras para ler+, resultante de uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, tem por finalidade promover a leitura pessoal e autónoma nas escolas.

O contacto com o livro e a prática continuada da leitura desde a infância são determinantes na ativação dos circuitos neuronais, indispensáveis à aprendizagem e à formação de leitores competentes.
Embora a leitura induzida pelo trabalho escolar seja muito importante, não se revela suficiente para que cada pessoa venha a atingir um elevado nível de literacia, sendo essencial que os docentes estimulem sistematicamente a leitura pessoal e autónoma.
Para concretizar este objetivo, é preciso dar oportunidade aos alunos de contactarem com a maior diversidade possível de obras, por forma a que cada um possa encontrar nos livros motivos de interesse e envolvimento, capazes de irem forjando o seu percurso individual enquanto leitores.
O projeto Amostras para ler+ procura responder a esta problemática, tendo como principais objetivos:
     
  • Criar momentos, na sala de aula, especificamente destinados a apoiar os alunos na escolha livre de obras para leitura pessoal e autónoma;
  • Incentivar a frequência da biblioteca escolar pelos alunos, bem como a requisição de livros e a multiplicação de experiências de leitura.
 Mais informações em


 Participa neste projeto!
 Arminda Lemos

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Tendo em vista  a comemoração do dia internacional da pessoa  com  deficiência   os alunos da educação especial estão  a organizar, ao longo desta  semana, actividades diversificadas,  tais como: escrita de frases ou elaboração de desenhos , com os olhos vendados ,  no painel “ sentir a diferença” assim como a elaboração de marcadores em braille
Estão ainda na Biblioteca cartazes alusivos a esta temática
 Foi ontem também projectado na BEgas o filme “ O meu Pé  Esquerdo” que aborda   um caso de  paralisia cerebral e todos os problemas que lhe são inerentes.

Prof. Arminda  Lemos

Natal na BEgas


Está na Biblioteca a árvore dos livros. Esta árvore é original e faz um apelo à leitura ao longo desta quadra natalícia. Aparece e deixa a tua mensagem de Natal !


É Natal!
Há magia no ar!
Já fizemos uma árvore,
com livros a enfeitar!

Esta árvore de Natal,
tem livros a enfeitar,
é uma árvore original!
Gosto de ler e estudar!

Vou ver a árvore dos livros
  e um livro requisitar
um livro é um amigo,
com o qual posso viajar...

Deixa a tua mensagem,
alusiva ao Natal,
com magia nas palavras,
Serás sempre original!



Prof. Arminda Lemos