Dia 14 de Novembro - Dia dos diabéticos

A diabetes é uma doença crónica. É necessária uma dieta equilibrada para evitar esta doença. Tendo em conta que a saúde é fundamental, devemos preservá-la e ter muito cuidado com a alimentação.
Indo de encontro a estas ideias e para quem quiser aprofundar o assunto, estão expostos na BEgas cartazes elaborados pelos alunos, assim como desdobráveis provenientes do Centro de Saúde contendo informações sobre esta patologia.

A Equipa da BEgas

Dia 11 de Novembro - Dia de S. Martinho



Estamos em Novembro, tempo de Outono, de castanhas e dos tradicionais magustos. Mas falando em magustos, não nos podíamos esquecer de S. Martinho, vigoroso soldado que repartiu a sua capa com um mendigo, num acto de generosidade que o tornou célebre! Quem não conhece a lenda que lhe está associada? E os provérbios relacionados com esta época? Sendo assim, tendo em conta a riqueza do património histórico cultural desta região, foi efectuada uma recolha de provérbios alusivos à data. Os alunos do 7º B e C e do 9º A ,elaboraram trabalhos, designadamente quadras e provérbios que foram colocados num dossier que se encontra exposto na biblioteca.

A Equipa da BEgas não se poderia esquecer desta comemoração.

Dia 31 de Outubro - Dia Mundial da Poupança


O Dia mundial da Poupança foi estabelecido em 1924, durante um congresso de Economia na Itália.
Já Platão dizia “ A pobreza não surge da diminuição dos bens, mas da multiplicação dos desejos” .
Todos sabemos que é imprescindível saber poupar e nos tempos de crise o apelo à Poupança é inevitável. Mas se quiser aprender mais sobre poupança, a BEgas deve visitar nos próximos dias 3 e 4 de Novembro e ver com atenção a exposição sobre esta temática que inclui cartazes, leitura e análise de textos etc. Esta exposição é promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, designadamente o grupo de Economia com a preciosa colaboração dos alunos do 11º B e 11ºC.
“ Poupar é assegurar o Futuro”
A Equipa da BEgas

Livro do Mês (Novembro)



Recomendo este livro de Gabriel García Márquez porque nos faz pensar sobre o que é a sociedade de hoje em dia, como a comunidade se comporta, quando se sabe que algo de mal vai acontecer a alguém que conhecem, mas não ajudam porque têm “telhados de vidro”.

Logo de inicio o autor do livro anuncia-nos a morte de Santiago Nasar, já sabemos que isso é certo, mas essa revelação em nada diminui a curiosidade da sua leitura.

A história foca-se numa pequena cidade da Colômbia. Todos se preparam para o casamento entre Bayardo San Roman e Ângela Vicário, mas durante a cerimónia descobre-se que Ângela Vicário não era virgem, facto que a desonrava. Quando a noiva é devolvida a casa dos pais, a mãe esbofeteia-a até ela confessar que foi Santiago Nasar que a desonrou. Pedro e Pablo Vicário, irmãos de Ângela Vicário, vão à procura de Santiago Nasar para o matar.

O mistério do livro é quem desonrou Ângela Vicário, visto que ela mentiu para proteger alguém que ela amava.

A Equipa da BEgas agradece a colaboração da aluna Stephanie Soares Coutinho, do 11ºA, Nº 21, pela sugestão disponibilizada no que concerne ao livro do mês e aproveita a oportunidade para convidar todos os leitores a procederem da mesma forma, emitindo o seu parecer, no próximos meses, sobre os livros que já leram.