Dia internacional das pessoas com deficiência: 3 de Dezembro


O dia internacional das pessoas com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de proporcionar uma maior compreensão dos assuntos relacionados com esta temática e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas nesta situação.
Todos devemos respeitar as pessoas com deficiência e incentivar a sua integração plena na sociedade. Nesse sentido, foi publicado livro que se encontra na BEgas, cujo título é “Aprender com as Lendas” trata-se de um projecto muito interessante coordenado pela Professora Marisa Marado, que consiste numa compilação de lendas, elaboradas pelos alunos do Ensino Especial com a colaboração dos docentes dessa área. É um livro que deve ser lido,pois representa um contributo importante dos nossos alunos no âmbito da investigação sobre o património cultural. Temos que acreditar que todos podemos ir mais além, mesmo aqueles que têm Necessidades Educativas Especiais, desde que sejam devidamente apoiados e que queiram dar o seu melhor!
É imprescindível a tomada de consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.

A Equipa da BEgas

Dia 1 de Dezembro: dia mundial da SIDA.


No princípio da década de oitenta surgiu um novo vírus potencialmente mortal. Este vírus já matou mais de vinte milhões de pessoas nos últimos vinte anos e até hoje não foi possível encontrar nem a cura nem uma vacina para o tratamento eficaz desta doença que afecta pessoas de todas as idades e de todos os continentes.
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente.


A Equipa da BEgas

Livro do Mês de Dezembro



Tudo começa quando uma rapariga recebe uma carta com a seguinte questão “De onde vem o mundo?”. A partir daí, Sofia, vai encontrando no correio e no seu esconderijo, pacotes com grandes textos sobre a filosofia. Mesmo sem conhecer o seu professor, ela é uma aluna atenta. Mas, entre das suas aulas, vão aparecendo postais dirigidos a uma rapariga desconhecida chamada Hilde.
O espantoso neste livro é ver que está tudo relacionado. As aulas de filosofia, os postais recebidos em dias diferentes sempre referenciados ao aniversário de Hilde, os objectos que Sofia encontra…
A questão “Ser ou não ser” é desenvolvida nesta brilhante aventura ao longo da Filosofia aonde o que achamos real é irreal e o irreal torna-se real.
Este livro desafia todas as nossas crenças no mundo não pelo conteúdo das aulas de Filosofia, mas sim pela verdadeira história que ele contém.

Sara Carina Monteiro
12ºA nº24
A BEgas agradece à Sara pelo seu interesse na leitura dos livros da nossa Biblioteca. Deve continuar a ser uma leitora assidua!


A interculturalidade na época dos descobrimentos


De 23 a 27 de Novembro, realizar-se - á na BEgas, uma exposição subordinada ao tema” A interculturalidade na época dos Descobrimentos", organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas , nomeadamente o grupo de História, com a colaboração dos alunos do 8º ano .
Trata - se de uma exposição bastante interessante que todos devem visitar, pois os descobrimentos foram e são um marco de referência muito importante na nossa história.

A Equipa da BEgas