O Jornal Dom Egas, número 26,Dezembro de 2009

      A Presente Publicação foi objecto de reconhecimento pelo Presidente do Conselho de Escolas, Álvaro Santos, que saudou a "qualidade gráfica e o conteúdo do Jornal Escolar Dom Egas", felicitando a Comunidade Educativa e todos os colaboradores desta publicação.
    A mesma encontra-se disponível para consulta no canto superior direito do nosso blogue.


A Equipa da BEgas

Massagens relaxantes



Os alunos do 12º Ano, turma C, do Curso Profissional Técnico de Termalismo vão levar a cabo no próximo dia 15, sexta-feira, na sala 23, uma actividade que na nossa opinião é deveras interessante. Falamos obviamente das técnicas de massagem e relaxamento que hoje em dia são muito divulgadas, consideradas profícuas, causando por isso grande impacto na comunidade. Seria óptima ideia, aproveitar esta iniciativa e dar oportunidade a estes jovens para mostrarem as suas potencialidades neste âmbito. E quem não precisa de relaxar?! Vivemos numa sociedade em que o stress é predominante e nada como uma boa massagem para descontrair. Se tiver tempo disponível, siga a nossa sugestão, pois vai sentir -se muito melhor! Os preços são acessíveis a todas as bolsas, por isso não perca tempo e cuide da sua saúde e boa forma!




A Equipa da BEgas

Dia de Reis

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã seria aquele em que Jesus recém-nascido recebera a visita dos três reis Magos , tal visita ocorrera no dia 6 de Janeiro. A noite do dia 5 de janeiro é conhecida como " Noite dos Reis".
A data marca para os católicos,
o dia consagrado à veneração aos Reis Magos , que a tradição surgida no século VIII converteu nos Santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Em alguns países, como em Espanha
, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixarem sapatos na janela com alguma erva, à noite, para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis Magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar da erva após acordarem . A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.
Em Portugal, em algumas aldeias, ainda existe a tradição de cantar os reis.
Na sequência desta tradição,os alunos do Ensino Especial em colaboração com o CAO vieram cantar os reis à nossa Escola e estiveram também na Biblioteca.


Artigo retirado e adaptado da Wikipédia
A Equipa da BEgas

Concurso: “ A mais bela mensagem de Natal”



Em virtude de não haver participantes em número suficiente para proceder à atribuição de prémios no âmbito do concurso “A mais bela mensagem de Natal”, a Equipa da BEgas decidiu publicar a mensagem elaborada pelo 12º A, que passamos a citar:
“ Neste Natal , a turma do 12º A, quer que todos os estudantes se lembrem que é necessário existir tolerância, paz e harmonia neste Mundo que é único e incrível, para isso basta queremos. Ser capaz de mudar o mundo, está nas nossas mãos e começa no nosso coração. Esta época natalícia é sempre propícia à reflexão interior. Como é o nosso último ano nesta escola, esperamos que seja um óptimo ano. Mas estamos mais perto de nos tornarmos jovens com uma função activa na sociedade. Por isso, pedimos que neste Natal, Jesus coloque na nossa alma , uma luz que nos ilumine e nos ajude nas escolhas que tivermos de fazer no nosso caminho.”

Feliz Natal
A turma do 12º A