Congresso sobre o Património Cultural


De 20 a 22 de Janeiro  decorreu na nossa Escola, um congresso sobre o Património Cultural.  Foi um evento  muito importante, tendo em conta  que para conhecermos  melhor a nossa realidade sócio-cultural, nunca nos podemos esquecer da riqueza do nosso património.
 Os intervenientes foram os  alunos do Curso Profissional de Turismo  e do  Curso  Profissional de Animação Sociocultural.   Há a salientar como  momentos altos neste congresso, as conferências  realizadas  no  dia 21.  Durante a manhã, teve lugar uma   conferência  sobre o Património Cultural, feita pelo conferencista  Agostinho Ribeiro, Director do Museu  de Lamego. Em seguida , houve uma outra  interessante palestra,   subordinada ao tema   "A etnografia e o folclore", feita pelo  Dr José Dias Gabriel, Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Resende. De tarde, o Professor Carlos Nogueira  fez também uma conferência referente a esta temática. É de realçar    a presença  do  escritor Alexandre   Parafita, que fez uma palestra que muito entusiamou   os nossos  jovens .
 Iniciativas deste género são deveras  louváveis, pois  devemos privilegiar a defesa do património que é  a raiz da cultura  popular.   Estão todos  de parabéns pelo contributo prestado neste âmbito, nomeadamente a Professora Inês  Correia que  dinamizou   esta actividade com bastante empenho e dedicação.

 A Equipa da BEgas

Exposição “ A rosa-dos-ventos”


De 25 a 29 de Janeiro, realizar-se - á na BEgas uma exposição subordinada ao tema” A rosa- dos -ventos”, organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, designadamente o Grupo de Geografia e com a colaboração dos alunos do 7º ano .
Trata - se de uma exposição deveras interessante que todos devem visitar, pois pretende divulgar à comunidade escolar os trabalhos feitos pelos alunos, consolidando os conhecimentos adquiridos nas aulas, desenvolvendo a imaginação e criatividade.

 A Equipa da BEgas

O Jornal Dom Egas, número 26,Dezembro de 2009

      A Presente Publicação foi objecto de reconhecimento pelo Presidente do Conselho de Escolas, Álvaro Santos, que saudou a "qualidade gráfica e o conteúdo do Jornal Escolar Dom Egas", felicitando a Comunidade Educativa e todos os colaboradores desta publicação.
    A mesma encontra-se disponível para consulta no canto superior direito do nosso blogue.


A Equipa da BEgas

Massagens relaxantes



Os alunos do 12º Ano, turma C, do Curso Profissional Técnico de Termalismo vão levar a cabo no próximo dia 15, sexta-feira, na sala 23, uma actividade que na nossa opinião é deveras interessante. Falamos obviamente das técnicas de massagem e relaxamento que hoje em dia são muito divulgadas, consideradas profícuas, causando por isso grande impacto na comunidade. Seria óptima ideia, aproveitar esta iniciativa e dar oportunidade a estes jovens para mostrarem as suas potencialidades neste âmbito. E quem não precisa de relaxar?! Vivemos numa sociedade em que o stress é predominante e nada como uma boa massagem para descontrair. Se tiver tempo disponível, siga a nossa sugestão, pois vai sentir -se muito melhor! Os preços são acessíveis a todas as bolsas, por isso não perca tempo e cuide da sua saúde e boa forma!




A Equipa da BEgas