Dia do não Fumador

No dia 17 de Novembro, comemorou-se o Dia do Não fumador. Foram colocados cartazes no expositor do polivalente alusivos ao tema. Estes foram elaborados pela professora Célia Sequeira, pelos alunos do Curso Profissional de Animação Sócio-cultural e pela Direcção regional de Saúde do Norte (cedidos gentilmente pelo Centro de saúde de Resende). No 10ºC, 10ºD, 11ºD e 12ºD foram realizados jogos didácticos sobre o tabaco. A divulgação das actividades foi efectuada mediante um cartaz que foi colocado na plataforma neteskoola. Às 15h10min, foi representada no polivalente uma peça de teatro intitulada “A morte do cigarro”. A redacção da peça esteve a cargo do professor Francisco Magalhães. Participaram na peça os alunos do CEF, 1ºB e os professores Francisco Magalhães e Sandra Pinto.
Estava prevista uma palestra dinamizada pela equipa EPIS, no entanto foi adiada para o dia 25 de Novembro, porque no dia 17 de Novembro as técnicas não se encontravam na escola.
Todos os dias morrem pessoas de doenças crónicas do foro respiratório causadas pelo tabaco, por isso há que insistir na sensibilização contra o tabaco.


A Coordenadora de Educação para a Saúde
Célia Sequeira

Tabaco

José de Sousa Saramago 16-11-1922--18-06-2010.wmv

Dia do Não Fumador: 17 Novembro

Hoje é dia do não fumador! Não fumes por favor!
O hábito de fumar (tabagismo),acto voluntário de inalar o fumo do tabaco, independentemente da qualidade, quantidade ou frequência, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores.
Contudo, o controlo global do tabagismo inclui a prevenção da iniciação ao hábito de fumar, a eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco e o apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco.
O tabaco é um dos maiores inimigos da sua saúde. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
Na Europa, o fumo do tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, prevendo-se que, em 2020, este número ascenda a dois milhões.
Dê o primeiro passo para uma vida sem fumo ! Nesse sentido, os alunos do curso de animação psico-social elaboraram uns desdobráveis alusivos aos malefícios do tabaco, desdobráveis esses que colocaram na BE, para que todos possam ter acesso a esse  tipo de informação.Os alunos do curso de termalismo também colocaram na BEgas,  um pequeno  cartaz da ARS - Norte, referente a esta temática.  Além disso, pelas 15,10 será  representada, no  Polivalente da Escola,  a peça de teatro " A morte do cigarro" da autoria do Prof. Francisco  Magalhães.
 Aproveita  bem este dia  e pondera bem a situação, se és  fumador, segue o meu conselho,  deixa de fumar hoje mesmo, porque amanhã pode ser  tarde de mais!
 (Pesquisa efectuada no Google)

 Prof. Arminda Lemos