Concurso"Conheço um escritor"

A Revista Visão Júnior, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o concurso "Conheço um escritor", aberto a todos os alunos do Ensino Básico, do 1º ao 9º Anos de escolaridade.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html
Esta iniciativa tem como objectivos estimular o gosto pela leitura, desenvolver o interesse pelos livros, conhecer escritores portugueses e as suas obras e permitir uma maior aproximação entre os autores e os leitores.
O concurso Conheço um escritor poderá contribuir para a dinamização das actividades das Bibliotecas Escolares, ao propor aos alunos a leitura de livros de autores de literatura infantil e juvenil e, em simultâneo, a realização de trabalhos a partir de um livro lido ou da vida e obra de um escritor.
A iniciativa terá início no mês de Janeiro de 2011 e irá decorrer ao longo de todo o ano - Janeiro a Dezembro (com interrupção, apenas, no mês de Agosto).
Todos os meses, a partir de Janeiro, a Revista Visão Júnior disponibilizará, no seu site, um cartaz para anunciar o escritor do mês.  Poderá ser feita na BE, a afixação desse cartaz .
Os alunos do ensino básico podem participar neste concurso, individualmente ou em grupo, através das seguintes modalidades de texto:
* Entrevista: envio mensal de perguntas sobre os aspectos considerados mais interessantes da actividade profissional e da vida pessoal do escritor indicado para esse mês; cada aluno, ou grupo de alunos, poderá enviar uma ou mais questões para o endereço escritoresjunior@impresa.pt.
Todos os meses serão seleccionados os três autores das perguntas consideradas mais pertinentes, para fazer pessoalmente uma entrevista ao escritor. A entrevista será realizada, sempre que possível, na sua casa ou no local onde costuma trabalhar e será publicada na Visão Júnior.
* Reconto, dramatização, texto biobibliográfico: os participantes poderão elaborar textos, com o máximo de 800 caracteres, sobre o autor do mês - reconto ou dramatização de um livro ou de um excerto/ recolha de dados biobibliográficos sobre o escritor.
Todos os meses serão publicados os trabalhos seleccionados, na revista e no sítio da Visão Júnior. O prazo de entrega dos trabalhos será mensalmente anunciado pela revista Visão Júnior, no seu sítio.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html
 Venho  por este meio divulgar   esta iniciativa da Visão Júnior, do PNL e da RBE de forma a suscitar  o interesse dos alunos e professores, sobretudo os da disciplina de Língua Portuguesa, de modo a que todos os alunos que queiram participar possam ter o apoio necessário para elaborar os seus trabalhos.

 Prof. Arminda Mª Carvalho de O. M. Lemos
( Prof. Bibliotecária)

Coldplay - Christmas Lights

Actividades realizadas na BEgas- Soluções


Conto de Natal
1. A acção passa-se na época de Natal
2. Garrinchas era um velho mendigo
3. Tinha 75 anos
4. Tinha bom feitio, não se aborrecia com nada, estava acostumado às “tropelias” da vida.
5. Fazer ouvidos de mercador, significa não ligar nada, não atribuir importância ao que lhe dizem.
6. Contratempos: Garrinchas sentia-se cansado, estava atrasado, tinha que percorrer ainda uma grande distância,anoitecia cedo e como se não bastasse, começou a nevar.
7. Reagiu calmamente, não se aborreceu. Tinha bom feitio, estava acostumado à má sorte.
8. O autor com a expressão “Algodão em rama” refere-se à neve.
9. Passou o Natal na capela da Senhora dos Prazeres.
10. A sua ceia foi um pedaço de broa e uma fatia de febra.


Ficha de trabalho “ À Descoberta da BE”

Leitura individual
1. Resposta livre - Livro à escolha.
2. Escritor de Resende mais divulgado: Joaquim Correia Duarte.
3. Livros de medicina – etiquetas amarelas.
Leitura informal

1. Jornal de Notícias

Leitura recreativa

1. Resposta livre - Livro à escolha.
2. Na BE posso : ler, fazer pesquisas e trabalhos, ver filmes.
3. Colecção “ Uma aventura” ,  as autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Festa de Natal na Escola

Dia 17 de Dezembro, realizou-se na Escola a tradicional Festa de Natal.
A Festa constou de actividades diversificadas, designadamente,  contos e canções de Natal, música  variada, danças,   teatro etc.
Por volta da uma hora, teve lugar um almoço de confraternização entre professores e alunos, foi um convívio muito bom!
Foi um dia muito bem passado, apesar do frio que já é habitual nesta época, mas na Escola havia muito calor humano e boa disposição que fazia aquecer o ambiente.
Bem haja a todos pelo maravilhoso espectáculo que  nos proporcionaram
Aproveitamos para desejar um Santo Natal e um Novo Ano repleto de alegrias !

A Equipa da BEgas