Palestra sobre Bullying

No dia 05 de Janeiro de 2011, no âmbito do Projecto de Educação para a Saúde e Parlamento dos Jovens, realizou-se uma palestra dinamizada pelas mediadoras do Projecto Epis, intitulada Bullying. Estiveram presentes os alunos do 7ºA, 7ºE, 8ºB e 9ºC.
A Doutora Fátima Soares começou por explicitar o conceito de violência em meio escolar. Referiu algumas das manifestações do Bullying e do cyberbullying, os sinais de alerta e as consequências. Os alunos manifestaram interesse e revelaram que conhecem situações de Bullying na nossa escola. Por isso vamos estar atentos.

As professoras:
Célia Sequeira
Delfina Veloso

Os Reis Magos

Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém. 
A designação "Mago" era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Ignora-se a proveniência dos Reis Magos, mas supõe-se que fossem da Arábia, tendo em conta os presentes oferecidos (ouro, incenso e mirra).
Quanto ao número e nomes dos Reis Magos são tudo suposições sem base histórica.
Foi uma tradição posterior aos Evangelhos que lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Belchior.
O dia de Reis celebrava-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto ao Menino Jesus. Em alguns países é no dia 6 de Janeiro que se entregam os presentes.
Os Reis Magos fazem parte das Tradições de Natal em quase todos os Países da Europa e são figuras que animam os presépios.
Eles vieram do Oriente para conhecer o Menino Jesus.
O nome dos três Reis são: Gaspar, Baltasar e Belchior.
Contam as lendas que eles eram muito ricos e sábios. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando esse sinal apareceu eles puseram-se a caminho e foram até Belém. Aí ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.
O ouro significa riqueza e é o metal mais valioso.
O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus.
A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos.
Nós festejamos o dia de Reis no dia 6 de Janeiro.
Uma tradição dos Reis é o Bolo Rei.  Segundo a lenda, quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, antes de chegarem à gruta, onde ele se encontrava,  tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.
Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.
Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.
 Tendo em conta esta data,  estão a  ser lidos na BEgas contos alusivos a esta temática.

 Pesquisa efectuda pela Prof. Arminda Lemos
  em http://www.coolkids.guarda.pt/content/textos-sobre-o-dia-de-reis

Feliz Ano Novo

  Começamos 2011, repletos de esperança num mundo melhor,  desejamos  muitas felicidades aos nossos  familiares e amigos e eles a nós. É esta a tradição!
 O novo ano é como o virar de uma página da nossa vida,  temos que recomeçar, seguir em frente de cabeça erguida, tentando ultrapassar os obstáculos que eventualmente vão surgindo. Que haja muita saúde e paz para todos nós.

Prof. Arminda Lemos

Concurso"Conheço um escritor"

A Revista Visão Júnior, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o concurso "Conheço um escritor", aberto a todos os alunos do Ensino Básico, do 1º ao 9º Anos de escolaridade.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html
Esta iniciativa tem como objectivos estimular o gosto pela leitura, desenvolver o interesse pelos livros, conhecer escritores portugueses e as suas obras e permitir uma maior aproximação entre os autores e os leitores.
O concurso Conheço um escritor poderá contribuir para a dinamização das actividades das Bibliotecas Escolares, ao propor aos alunos a leitura de livros de autores de literatura infantil e juvenil e, em simultâneo, a realização de trabalhos a partir de um livro lido ou da vida e obra de um escritor.
A iniciativa terá início no mês de Janeiro de 2011 e irá decorrer ao longo de todo o ano - Janeiro a Dezembro (com interrupção, apenas, no mês de Agosto).
Todos os meses, a partir de Janeiro, a Revista Visão Júnior disponibilizará, no seu site, um cartaz para anunciar o escritor do mês.  Poderá ser feita na BE, a afixação desse cartaz .
Os alunos do ensino básico podem participar neste concurso, individualmente ou em grupo, através das seguintes modalidades de texto:
* Entrevista: envio mensal de perguntas sobre os aspectos considerados mais interessantes da actividade profissional e da vida pessoal do escritor indicado para esse mês; cada aluno, ou grupo de alunos, poderá enviar uma ou mais questões para o endereço escritoresjunior@impresa.pt.
Todos os meses serão seleccionados os três autores das perguntas consideradas mais pertinentes, para fazer pessoalmente uma entrevista ao escritor. A entrevista será realizada, sempre que possível, na sua casa ou no local onde costuma trabalhar e será publicada na Visão Júnior.
* Reconto, dramatização, texto biobibliográfico: os participantes poderão elaborar textos, com o máximo de 800 caracteres, sobre o autor do mês - reconto ou dramatização de um livro ou de um excerto/ recolha de dados biobibliográficos sobre o escritor.
Todos os meses serão publicados os trabalhos seleccionados, na revista e no sítio da Visão Júnior. O prazo de entrega dos trabalhos será mensalmente anunciado pela revista Visão Júnior, no seu sítio.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html
 Venho  por este meio divulgar   esta iniciativa da Visão Júnior, do PNL e da RBE de forma a suscitar  o interesse dos alunos e professores, sobretudo os da disciplina de Língua Portuguesa, de modo a que todos os alunos que queiram participar possam ter o apoio necessário para elaborar os seus trabalhos.

 Prof. Arminda Mª Carvalho de O. M. Lemos
( Prof. Bibliotecária)