Dia De S. Valentim


A história do Dia de São Valentim remonta a uma homenagem a São Valentim que viveu na altura do Império Romano. A associação com o amor romântico chega só no final da Idade Média.
Tudo começa quando um bispo chamado Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido o casamento durante as guerras que travavam pois acreditava que os soldados solteiros eram melhores combatentes.
Porém Valentim, continuou a celebrar casamentos, casando-se ele próprio secretamente, apesar da proibição do imperador. Quando foi descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam-lhe flores e bilhetes onde diziam acreditavam no amor. Na prisão apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de morrer a 14 de Fevereiro, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de adeus, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “Do seu Valentim”.
Desde o Império Romano, nós celebramos a união e o amor, no dia de S. Valentim, ano após ano, durante séculos.
No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adoptada um século depois nos EUA, tornando-se o Valantine´s Day
O dia dos namorados está hoje associado com a troca mútua de recados e presentes de amor com forma simbólicas. A silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas são os símbolos eleitos para este dia.
Tendo em vista a comemoração desta data, os alunos da Educação Especial elaboraram trabalhos,integrados na temática dos afectos,  designadamente: cartazes, marcadores de livros, cartões,  etc,  trabalhos esses que  estão expostos na BEgas.

 Prof. Arminda Lemos

Conferência sobre termalismo

Desde os tempos remotos que são conhecidas as qualidades terapêuticas das águas termais. Mas a interligação entre a utilização terapêutica e os conceitos de lazer e bem-estar é relativamente recente. As estâncias termais tendem a adaptar-se aos novos tempos, criando infra-estruturas ligadas ao turismo  e à saúde.Aqueles que pretendem também  melhorar a  forma física e ter melhor qualidade de vida podem encontrar no termalismo  o alívio pretendido.
  Neste âmbito,  está a decorrer no Polivalente da Escola das 9,30 às 15,30, uma conferência  promovida pelos alunos do   Curso  Profissional  Técnico de Termalismo.
 A referida conferência é  feita em  intercâmbio com os alunos do  Curso Técnico de Termalismo de Castro Daire e apresenta  um programa diversificado.
 Aproveita esta oportunidade e vem assistir a este evento!
 Professora Arminda Lemos 

Dia Mundial do Doente: 11 de Fevereiro

  Hoje é o Dia Mundial do Doente, nesta data, costumam  ocorrer diversas iniciativas nos Hospitais do nosso país, relacionadas com esta temática.
  Este  dia foi instituído  pelo Papa João Paulo II "Ante a necessidade  de assegurar a melhor assistência  possível aos doentes"
Sendo assim, neste âmbito,   os alunos do PIEF/CEF Geriatria, entregaram na BEgas um  folheto onde estão  mencionados os principais  direitos e os deveres dos doentes.

 Prof. Arminda Lemos

Bibliotecas são cada vez mais procuradas pelos jovens

De acordo com o estudo efectuado pela investigadora Cristina Pontes, a procura de bibliotecas portuguesas para acesso à internet é o dobro da média europeia.
Muito interessante, este artigo vale a pena analisar!
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=10950