IV Jornadas de Filosofia: "Pedagogia para a Inclusão"

No âmbito das IV Jornadas de Filosofia, realizou-se hoje na Escola uma palestra subordinada ao tema “ A Pedagogia para a inclusão”, palestra essa realizada pelo Professor Doutor António Vinhal, do Instituto Piaget, dinamizada pelo Grupo de Filosofia e destinada aos alunos do 10º, 11º e 12º anos.
Tratou-se de um evento muito interessante, o orador começou por referir a importância da orientação vocacional e a integração na vida profissional .
A Escola é um espaço de realização e deve dar resposta a todos os alunos que a procuram. O projecto de orientação vocacional é um instrumento privilegiado para diminuir o abandono e o insucesso escolar. Salientou ainda o orador, que é imprescindível promover de certa forma a alteração das pedagogias outrora utilizadas, fomentando  a reflexão entre os docentes, indo de encontro às dificuldades dos alunos. Tradicionalmente a pedagogia centrava-se nos conteúdos, hoje em dia o importante não são os conteúdos, mas sim os alunos, capazes de aceitar os desafios e as responsabilidades que a vida lhes impõe. Toda a didáctica deve partir de um diagnóstico funcional do aluno, analisando os problemas psicológicos , sociais e económicos que podem estar subjacentes em cada caso. Na escola a diversidade é muito grande e cada discente é um caso único que merece toda atenção do professor. Porém o aluno tem que aproveitar todo o manancial de recursos que a Escola lhe pode oferecer.
Parafraseando este insigne orador,” A heterogeneidade das classes é maior do que sempre foi e tendencialmente aumentará no futuro”. Nesse sentido, referiu a importância da integração de qualidade do ponto de vista relacional, cognitivo e psicológico. A base cognitiva tem de ser entendida como um instrumento para a resolução de problemas, para que posteriormente sejam tomadas decisões acertadas e coerentes com cada projecto de vida.. Salientou ainda o valor da auto-estima e auto-eficácia. Sendo sempre necessário reflectir sobre as escolhas vocacionais, estas decisões não devem ser tomadas de forma aleatória.
Em seguida, houve um debate, onde os jovens demonstraram as suas preocupações no que concerne às escolhas profissionais , perspectivas de emprego, integração no mercado de trabalho e os desafios que eventualmente podem surgir. Por vezes constata-se que esta questão da orientação profissional é tratada com uma certa ligeireza , sem objectivos previamente definidos. Ora tal não deve suceder, os jovens devem reflectir sobre as suas escolhas e manifestarem a sua capacidade de iniciativa e espírito de inovação.
Iniciativas como esta são profícuas, dado o interesse demonstrado pelos presentes, devido à pertinência da problemática abordada, em consonância com o escalão etário dos alunos , num momento em que é relevante ponderar sobre as opções que devem fazer. Não devemos esquecer também o que o orador conseguiu cativar todos, com a sua palestra, estabelecendo um clima de empatia e diálogo que nos levam a uma maior reflexão e consequente procura do saber.

 Prof. Arminda Lemos

O Carnaval

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinónimo de Carnaval.
Os Carnavais mais conhecidos no mundo são os do Brasil e os de Veneza.
Tendo em conta esta época festiva, a BEgas  foi decorada com motivos alusivos ao Carnaval . Estes trabalhos diversificados,  designadamente  máscaras e palhaços,  foram elaborados pelos alunos  da Educação Especial
 Desde já agradeço  em nome da Equipa da BE e aproveito para  desejar a   toda   a comunidade Educativa um Carnaval divertido.

 Prof  Arminda Lemos


 
( Pesquisa efectuada na Wikipédia)

Recursos educativos em linha

A RBE disponibiliza um conjunto alargado de recursos educativos, em linha, com o objectivo de apoiar as actividades a realizar pela biblioteca, pelos professores e alunos, na escola ou no domicílio.

http://www.diigo.com/user/rbedigital/ambiente

Livro do mês: Março de 2011

                         Livro: E se fosse verdade ...                                                                 Autor: Marc Levy

Imagine que regressa do trabalho, depois de um dia extenuante. Chega a casa, prepara um banho, põe a música a tocar e, inesperadamente, encontra uma bela mulher no seu armário! Pois, é isso que acontece a Arthur, um jovem arquitecto de São Francisco. Pensando que se trata de uma brincadeira, ele pede-lhe que se retire. Para seu espanto, ela desaparece literalmente no ar, como se de um fantasma se tratasse, tornando a aparecer para lhe contar a sua extraordinária história. Esta mulher é Lauren que seis meses antes terá sofrido um acidente de automóvel que a atirou para a cama de um hospital, onde tem estado em coma desde então. O primeiro impulso de Arthur é pensar que está a enlouquecer (ou a lidar com uma louca)! Mas… e se fosse verdade? Uma inesquecível história de amor, uma narrativa cativante que invoca a nossa capacidade ilimitada de seguir o que nos dita o coração. Mais uma obra comovente de Marc Levy, que também foi adaptada ao cinema, com Mark Ruffalo e Reese Witherspoon nos principais papéis.
Tudo começa "Quando Arthur aluga um pitoresco apartamento em São Francisco, a última coisa que esperava, ou queria, era uma companheira de quarto! Estava mesmo entretido a desarrumar a casa quando uma bonita rapariga, chamada Lauren, aparece a reclamar que o apartamento é seu. Arthur pensa que deve ter havido um terrível mal-entendido, até que vê Lauren... a desaparecer à sua frente. Mudar a fechadura da porta não adianta: Lauren continua a aparecer e a desaparecer à sua vontade, sobretudo para dar sermões a Arthur pelos seus hábitos de higiene e pela forma como decorou o apartamento dela. Arthur fica convencido de que Lauren é um fantasma e deseja que ela passe de vez para o "Outro Lado"; mas, apesar de Lauren ter características um pouco paranormais, como atravessar paredes, ela afirma não estar morta. Enquanto Arthur e Lauren tentam descobrir mais acerca desta estranha situação, nasce entre eles uma grande amizade... ou algo mais."

Uma história emocionante e insólita, a não perder.

Prof. Arminda Lemos