Semana da leitura /Dia da Poesia


Está patente na BEgas de 21 a 25 De Março a semana da leitura.
Hoje, segunda – feira, dia 21 de Março, foi comemorado o Dia da Poesia, houve uma sessão de poesia na BEgas,  durante a manhã, pelas 10h, nomeadamente declamação de poesias, pela Dra Andreia Macedo para as turmas do 10º B, 10ºC e 11ºD. Às 13,30, para as turmas 7º B, 7º D e 12º A.
Foram recitadas poesias de vários autores : António Gedeão, Manuel da Fonseca, Manuel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade, Fernando Pessoa, etc, poesias essas no âmbito do Projecto “ A poesia diz - se para acordar”. Foi uma actividade muito interessante. Todos gostaram, a leitura dos poemas foi feita em plena sintonia com as palavras de forma criativa, espontânea, empática e cativante. Os alunos estiveram muito atentos.
No fim, e para que a poesia se tornasse verdadeiramente doce, houve “ rebuçados com poesia”, que consistiu em ler um poema e comer um rebuçado.
Como nesse dia também é comemorado o dia da árvore, foi colocada na BEgas uma árvore, que os alunos do 7º E fizeram e que está decorada com poesias alusivas à árvore, à floresta e à natureza.
Os a alunos do 7º C também expuseram cartazes e trabalhos alusivos ao dia da floresta, integrados no Projecto “ Eco-escolas”
Ao longo da semana, serão feitas nas salas de aula, leituras relacionadas com o tema “ Ler para continuar” no segundo bloco da manhã , para todas as turmas do 7º ano. Haverá ainda na BE actividades diversificadas: hora do conto, visitas guiadas, e entrega de taças, exposições de trabalhos etc. Os livros proibidos vão também sair da estante e ainda será feita por todos os que queiram participar a referência ao livro que mais marcou ao longo de toda a vida.
Os trabalhos expostos estão subordinados ao tema a floresta e a biodiversidade.

Visita a BEgas ao longo  da semana.

15 de Março: Dia Mundial do Consumidor

Os consumidores têm os seus direitos que todos devem conhecer. É imprescindivel que saibamos   gerir as nossas atitudes no âmbito do consumo de produtos e bens, pois o consumo exagerado leva ao sobreendividamento das famílias.
A sociedade de consumo é caracterizada pelo consumismo. Este, se for excessivo e indiscriminado, pode conduzir a comportamentos patológicos onde o consumo  passa a ser  compulsivo, isto é,  sem qualquer critério de racionalidade.
Nesse sentido, os alunos da turma do 1º A CEF, elaboraram cartazes que estão expostos na BEgas, alertando toda a comunidade educativa , para este problema que hoje em dia, em tempos de crise, a todos preocupa .

 Prof  Arminda Lemos

Concurso Miss & Mister Escola

Decorreu no passado sábado, dia 12 de Março, no Polivalente da Escola, pelas 21,30, um desfile de moda, dinamizado pelos alunos do 12º ano, ou seja os finalistas.
Este concurso era aguardado com ansiedade e expectativa por toda a comunidade escolar. O evento está integrado no Plano de Actividades dos finalistas .
Como sabemos, a moda varia de cultura para cultura, de época para época, depende das preferências de cada um, mas está sempre presente em qualquer local. No entanto, o mundo da moda é mundo heterogéneo, complexo e exigente! Tudo o que está na moda é o que está a dar, logo, é imitado ao pormenor. Constata-se que a moda tem vindo a imperar na sociedade actual!
 Este concurso foi um sucesso! Houve uma aposta na criatividade e na originalidade, uma fuga à banalidade e à rotina. A plateia manifestou todo o seu entusiasmo. A actividade foi muito aplaudida por todos os presentes. Foi um momento único, uma noite diferente, podemos mesmo dizer, uma noite de glamour!  Estão de parabéns, todos aqueles que se empenaharam e deram o seu contributo para que esta actividade  se concretizasse.

Prof. Arminda Lemos

IV Jornadas de Filosofia: "Pedagogia para a Inclusão"

No âmbito das IV Jornadas de Filosofia, realizou-se hoje na Escola uma palestra subordinada ao tema “ A Pedagogia para a inclusão”, palestra essa realizada pelo Professor Doutor António Vinhal, do Instituto Piaget, dinamizada pelo Grupo de Filosofia e destinada aos alunos do 10º, 11º e 12º anos.
Tratou-se de um evento muito interessante, o orador começou por referir a importância da orientação vocacional e a integração na vida profissional .
A Escola é um espaço de realização e deve dar resposta a todos os alunos que a procuram. O projecto de orientação vocacional é um instrumento privilegiado para diminuir o abandono e o insucesso escolar. Salientou ainda o orador, que é imprescindível promover de certa forma a alteração das pedagogias outrora utilizadas, fomentando  a reflexão entre os docentes, indo de encontro às dificuldades dos alunos. Tradicionalmente a pedagogia centrava-se nos conteúdos, hoje em dia o importante não são os conteúdos, mas sim os alunos, capazes de aceitar os desafios e as responsabilidades que a vida lhes impõe. Toda a didáctica deve partir de um diagnóstico funcional do aluno, analisando os problemas psicológicos , sociais e económicos que podem estar subjacentes em cada caso. Na escola a diversidade é muito grande e cada discente é um caso único que merece toda atenção do professor. Porém o aluno tem que aproveitar todo o manancial de recursos que a Escola lhe pode oferecer.
Parafraseando este insigne orador,” A heterogeneidade das classes é maior do que sempre foi e tendencialmente aumentará no futuro”. Nesse sentido, referiu a importância da integração de qualidade do ponto de vista relacional, cognitivo e psicológico. A base cognitiva tem de ser entendida como um instrumento para a resolução de problemas, para que posteriormente sejam tomadas decisões acertadas e coerentes com cada projecto de vida.. Salientou ainda o valor da auto-estima e auto-eficácia. Sendo sempre necessário reflectir sobre as escolhas vocacionais, estas decisões não devem ser tomadas de forma aleatória.
Em seguida, houve um debate, onde os jovens demonstraram as suas preocupações no que concerne às escolhas profissionais , perspectivas de emprego, integração no mercado de trabalho e os desafios que eventualmente podem surgir. Por vezes constata-se que esta questão da orientação profissional é tratada com uma certa ligeireza , sem objectivos previamente definidos. Ora tal não deve suceder, os jovens devem reflectir sobre as suas escolhas e manifestarem a sua capacidade de iniciativa e espírito de inovação.
Iniciativas como esta são profícuas, dado o interesse demonstrado pelos presentes, devido à pertinência da problemática abordada, em consonância com o escalão etário dos alunos , num momento em que é relevante ponderar sobre as opções que devem fazer. Não devemos esquecer também o que o orador conseguiu cativar todos, com a sua palestra, estabelecendo um clima de empatia e diálogo que nos levam a uma maior reflexão e consequente procura do saber.

 Prof. Arminda Lemos