21 de Março: Dia da árvore e dia da Poesia

Visita a BEgas e vem conhecer a árvore da poesia, um trabalho feito pelos alunos do 7º E, onde estão colocadas poesias de vários autores, relacionadas com as datas assinaladas neste dia, designadamente o dia da árvore e da poesia.
No âmbito destas comemorações do Dia da Árvore e do Dia da Poesia, vamos hoje publicar uma poesia inserida numa colectânea de 20 poemas sobre a árvore ou a natureza, maioritariamente de autores portugueses, que também estão a decorar a nossa árvore.

Cada árvore é um ser para ser em nós.
Cada árvore é um ser para ser em nós.
Para ver uma árvore não basta vê-la,
a árvore é uma lenta reverência,
uma presença reminiscente,
uma habitação perdida,
e encontrada.
À sombra de uma árvore,
o tempo já não é o tempo,
mas a magia de um instante que começa sem fim,
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores,
nós habitamos a árvore com a nossa respiração,
com a da árvore.
Com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

António Ramos Rosa

Semana da leitura /Dia da Poesia


Está patente na BEgas de 21 a 25 De Março a semana da leitura.
Hoje, segunda – feira, dia 21 de Março, foi comemorado o Dia da Poesia, houve uma sessão de poesia na BEgas,  durante a manhã, pelas 10h, nomeadamente declamação de poesias, pela Dra Andreia Macedo para as turmas do 10º B, 10ºC e 11ºD. Às 13,30, para as turmas 7º B, 7º D e 12º A.
Foram recitadas poesias de vários autores : António Gedeão, Manuel da Fonseca, Manuel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade, Fernando Pessoa, etc, poesias essas no âmbito do Projecto “ A poesia diz - se para acordar”. Foi uma actividade muito interessante. Todos gostaram, a leitura dos poemas foi feita em plena sintonia com as palavras de forma criativa, espontânea, empática e cativante. Os alunos estiveram muito atentos.
No fim, e para que a poesia se tornasse verdadeiramente doce, houve “ rebuçados com poesia”, que consistiu em ler um poema e comer um rebuçado.
Como nesse dia também é comemorado o dia da árvore, foi colocada na BEgas uma árvore, que os alunos do 7º E fizeram e que está decorada com poesias alusivas à árvore, à floresta e à natureza.
Os a alunos do 7º C também expuseram cartazes e trabalhos alusivos ao dia da floresta, integrados no Projecto “ Eco-escolas”
Ao longo da semana, serão feitas nas salas de aula, leituras relacionadas com o tema “ Ler para continuar” no segundo bloco da manhã , para todas as turmas do 7º ano. Haverá ainda na BE actividades diversificadas: hora do conto, visitas guiadas, e entrega de taças, exposições de trabalhos etc. Os livros proibidos vão também sair da estante e ainda será feita por todos os que queiram participar a referência ao livro que mais marcou ao longo de toda a vida.
Os trabalhos expostos estão subordinados ao tema a floresta e a biodiversidade.

Visita a BEgas ao longo  da semana.

15 de Março: Dia Mundial do Consumidor

Os consumidores têm os seus direitos que todos devem conhecer. É imprescindivel que saibamos   gerir as nossas atitudes no âmbito do consumo de produtos e bens, pois o consumo exagerado leva ao sobreendividamento das famílias.
A sociedade de consumo é caracterizada pelo consumismo. Este, se for excessivo e indiscriminado, pode conduzir a comportamentos patológicos onde o consumo  passa a ser  compulsivo, isto é,  sem qualquer critério de racionalidade.
Nesse sentido, os alunos da turma do 1º A CEF, elaboraram cartazes que estão expostos na BEgas, alertando toda a comunidade educativa , para este problema que hoje em dia, em tempos de crise, a todos preocupa .

 Prof  Arminda Lemos

Concurso Miss & Mister Escola

Decorreu no passado sábado, dia 12 de Março, no Polivalente da Escola, pelas 21,30, um desfile de moda, dinamizado pelos alunos do 12º ano, ou seja os finalistas.
Este concurso era aguardado com ansiedade e expectativa por toda a comunidade escolar. O evento está integrado no Plano de Actividades dos finalistas .
Como sabemos, a moda varia de cultura para cultura, de época para época, depende das preferências de cada um, mas está sempre presente em qualquer local. No entanto, o mundo da moda é mundo heterogéneo, complexo e exigente! Tudo o que está na moda é o que está a dar, logo, é imitado ao pormenor. Constata-se que a moda tem vindo a imperar na sociedade actual!
 Este concurso foi um sucesso! Houve uma aposta na criatividade e na originalidade, uma fuga à banalidade e à rotina. A plateia manifestou todo o seu entusiasmo. A actividade foi muito aplaudida por todos os presentes. Foi um momento único, uma noite diferente, podemos mesmo dizer, uma noite de glamour!  Estão de parabéns, todos aqueles que se empenaharam e deram o seu contributo para que esta actividade  se concretizasse.

Prof. Arminda Lemos