Semana da leitura : visitas à BE

Estiveram hoje na BEgas, durante a manhã, as  turmas do 7º C e do 9º D, para realizarem tarefas de consulta e pesquisa no âmbito do fundo documental, nomeadamente a actividade  "Eu descubro a BE” e ainda no âmbito da promoção da leitura, para fazerem a uma pequena reflexão sobre os livros que mais os marcaram ao longo da sua vida, designadamente "Os livros da minha vida”.
Há ainda a referir, a entrega de prémios pelo Director da Escola, aos melhores classificados no concurso de leitura da turma 7º C, realizado nesta turma pela Prof. Palmira. Estão de parabéns  os participantes neste concurso, pois para que haja sucesso educativo, é fundamental que todos tenham acesso à leitura em diferentes suportes.
Nesse sentido, a biblioteca tem papel relevante. Para que a actividade terminasse de forma lúdica e a pedido de alguns alunos, foi visto o filme “ Uma aventura na Biblioteca”.
 Ontem, a turma do 10º A e a  Prof. Lúcia, também  visitaram a BEgas  e realizaram  actividades de pesquisa  e consulta  para uma correcta utilização da  Biblioteca.
Prof. Arminda Lemos

“ À descoberta da BE”


A Turma 7º D visitou a BEgas no âmbito da actividade “ Eu descubro a BE”. Os alunos resolveram fichas de trabalho alusivas à utilização da BE e à promoção da leitura, designadamente a referência ao livro que mais os marcou.
Posteriormente, procedeu-se à entrega de taças aos melhores classificados no concurso de leitura feito na aula de Língua Portuguesa , pela Prof. Palmira Lima, assim como entrega dos certificados de participação no mesmo concurso.
Finalmente os alunos viram o filme “ Uma aventura na Biblioteca”.

Prof. Arminda Lemos

Biodiversidade e Florestas: “Exposição de trabalhos”

No contexto da semana da leitura, que este ano tem como temática a biodiversidade, as florestas e a energia, estão expostos na BE desdobráveis alusivos a este tema e ao código da eficiência energética, assim como um trabalho referente a espécies em vias de extinção. Todos estes materiais foram elaborados pela professora Célia Sequeira nossa assídua colaboradora.
Estão também expostos na BE trabalhos feitos pelos alunos do 8º ano, no âmbito das “ Oficinas das Ciências”, trabalhos referentes à floresta e aos ecossistemas de água doce e salgada, gentilmente cedidos pela Prof. Cláudia Pereira.
Foram também expostos trabalhos da turma do 7º C, no âmbito do Projecto “Eco- escolas”, Projecto dinamizado pela Prof. Maria de Deus que também muito tem participado nas actividades da BE.
Os trabalhos destas turmas estão muito interessantes e dignos de serem observados por todos.
Sendo assim, a turma do 7º C visitou esta exposição.

A Equipa da BE

Dia Mundial da Água: Dia 22 de Março

Tendo em conta a comemoração do dia Mundial da Água, os alunos do 7º E e 7º C e a Prof. Maria de Deus, colocaram na BE marcadores de livros com citações retiradas da carta europeia da água. Estes trabalhos estão inseridos no Projecto “Eco- escolas”. Os marcadores são lindos e criativos e acima de tudo pretendem de forma original alertar para a importância de uma gestão correcta dos recursos aquíferos.
Os trabalhos do 8º ano , subordinados ao tema ecossistemas de água doce e salgada, colocados hoje na BE, também se integram na comemoração deste dia.
 E ainda a propósito da data,  passo a referir um  recurso online sobre o ciclo da água:
http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/
É brasileiro e o texto tem uma ortografia já ultrapassada,  no  entanto  é interessante!


A Equipa da BE