Dia 23 de Abril: Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. A comemoração desta data é muito importante pois pretende chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população.
Desta forma, vale a pena reflectir sobre estas frases de célebres pensadores:

“A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.”
René Descartes

“A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.”
Francis Bacon

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”
Henry Thoreau

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”
André Maurois

 Por isso nunca se esqueça que um livro é um amigo, um companheiro, leve-o consigo para onde for! Quando estiver aborrecido (a) leia que isso passa!

 Prof. Arminda Lemos

Chegada dos primeiros monoblocos




Começaram ontem a chegar à Escola, os Monoblocos, ou contentores pré – fabricados, já aguardados com ansiedade, há muito tempo.
Foi um momento de grande entusiasmo, quando eles surgiram no nosso horizonte visual... Aos poucos e devagarinho lá foram impondo a sua presença, timidamente, pois perante os observadores tão atentos, digamos que estes módulos pré- fabricados, pareciam sentir-se constrangidos!
Claro que todos tivemos curiosidade em examiná-los,  pois serão estas as nossas futuras instalações, provisórias é claro, mas não há nada como irmos olhando para eles, para nos irmos adaptando!
 A BEgas já anda com as mudanças, os livros estão a sair das estantes, numa grande azáfama!
E no terceiro período lá estaremos, na nova casinha, ou  seja nos monoblocos...
Prof. Arminda Lemos

Feliz Páscoa

O segundo período chegou ao fim! A Semana Cultural terminou de forma apoteótica com o Sarau Gímnico, no Pavilhão Gimnodesportivo, que foi um momento único de grande beleza e criatividade! A Escola está de parabéns mais uma vez!
Além disso, vai entrar numa nova fase, numa fase de mudança, para outras instalações, para já são os monoblocos, aguardados com expectativa, mas depois uma nova escola surgirá e será virada uma página na sua história, rumo ao progresso e à inovação.
E para terminar, como estamos breve na Páscoa, aproveito para desejar a toda a comunidade Educativa, uma Páscoa muto feliz!

 Prof. Arminda Lemos

Feira do Livro na BEgas

  Termina hoje a Feira do Livro  que esteve na BE ao longo da semana. Esta actividade tem sido muito visitada  por alunos, professores,  funcionários  e toda a comunidade educativa.  Os livros são  de excelente qualidade e muito  diversificados.Aí ficam as imagens que dizem mais que mil palavras...