2º Aniversário da BEgas: 12 de Maio

Comemorou-se, na passada quinta-feira, o segundo aniversário da BEgas.
De manhã, pelas 11, 40 houve a dramatização de um peça de teatro baseada na obra “ As Monjas de Portejães” pelos alunos do 11ºD,  curso de animação sociocultural. Foi um espectáculo muito interessante e divertido.
De tarde, pelas 15 h, houve declamação de poesia, canções, leitura de textos relativos ao “ Halloween Sacry Stories” pela alunos da turma 10º B, curso técnico de apoio psicossocial.Esta turma cantou ainda os parabéns à BEgas
O 7º A também esteve presente nesta comemoração e um aluno leu umas quadras muito simples alusivas ao aniversário da BEgas, que eu mesma fiz com carinho, para homenagear a aniversariante.
O ambiente era de grande entusiasmo e reinava a boa disposição.
Depois de um discurso proferido pelo Director da Escola que salientou a importância da leitura na promoção do sucesso educativo, procedeu-se ao momento mais doce da festa, todos os presentes saborearam um delicioso bolo de chocolate, assim como rebuçados.
Desde já agradeço, em nome da Begas, a todos aqueles que deram o seu contributo e tornaram possível que esta actividade se realizasse, dando especial ênfase à Prof Inês Correia que logo se disponibilizou com os seus alunos para a abrilhantar este evento. Não poderia esquecer a excelente colaboração da D. Cristina, como já é habitual, dos formandos estagiários do Curso de Informática e Gestão, assim como da Prof. Helena que ajudou na decoração e apoiou a actividade com os trabalhos dos alunos da Educação Especial.
Bem haja a todos que participaram na actividade.

Prof. Arminda Lemos

Dia 9 de Maio: Dia da Europa

 No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou,  em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa".
Inicialmente dirigido em particular à comunidade escolar, o Dia da Europa, é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.
 Sendo assim, para comemorar esta data,  os alunos  do 1º A, sob orientação da Professora Cristina Martins,  elaboraram alguns  cartazes  inerentes a desta temática,  cartazes esses que estão expostos na BEgas.


Pesquisa efectuada  em www.eurocid.pt/
 Prof. Arminda Lemos

BEgas com nova casa

Depois de um curto período de tempo destinado à mudança de instalações, a BEgas adquiriu uma nova casa. Trata-se de uma instalação provisória mas bastante acolhedora. Houve uma grande azáfama e trabalho no que concerne à colocação e arrumação de estantes,  livros e computadores pertencentes à BEgas.
 Em nome da equipa da BE, agradeço a todos aqueles assistentes operacionais que colaboraram neste trabalho, dando especial ênfase ao contributo imprescindível da D. Cristina, não esquecendo também os estagiários do Curso de informática e Gestão que mais uma vez mostraram todo o seu empenho e dedicação a todas as tarefas para as quais foram solicitados.
É também de realçar o auxílio prestado por alguns alunos do Clube de Amigos e Monitores da Biblioteca, que se disponibilizaram para ajudar a colocar os livros nas estantes.
Bem haja a todos aqueles que se esforçaram para que tão rapidamente se efectuasse a mudança!

Prof. Arminda Lemos

Modernização da Escola: Instalações provisórias

.
Esta semana a escola adquiriu um novo aspecto! Mudança radical de algumas secções, designadamente, Direcção, Serviços Administrativos, Biblioteca, Refeitório, Bar, Reprografia e Sala dos Professores, para as novas instalações provisórias, ou seja os já famosos Monoblocos, que pouco a pouco foram impondo a sua presença no nosso horizonte visual.
O panorama  está diferente  porque a Escola vai ser  remodelada  e modernizada.  Claro que vai  haver  algumas interferências no  seu  normal funcionamento,  pois todos sabemos que obras são obras, causam alguns transtornos, por mais que se tentem minimizar,  mas vai  valer a pena, porque  é uma aposta no futuro!
 Nesse sentido,  é fundamental a colaboração e compreensão  de toda a comunidade escolar no âmbito  deste projecto de modernização.

 Prof. Arminda Lemos