Dia 5 de Junho: Dia Mundial do Ambiente

 Ontem foi comemorado o Dia Mundial do Ambiente.
De ano para ano há cada vez mais gente que toma consciência desses problemas.  Fala-se  muito  nos problemas ambientais. Mas a situação  vem piorando.
Os habitats dos seres vivos são destruídos. A cada ano que passa há cada vez mais espécies que são extintas por acção do Homem. Todos os anos aumenta o número de espécies ameaçadas.
A água está mais contaminada. É motivo de conflitos em várias regiões do mundo.
 A expansão  urbana tem sido caótica degradando assim o ambiente. A poluição  também  é um problema que se agrava. A emissão de gases com efeito de estufa aumenta consideravelmente, aumentando também desta forma problemas de saúde que lhe  estão associados.
Estes  problemas  exigem uma reflexão e esforço por parte de todos nós, no sentido de defendermos e preservarmos o ambiente antes que seja  demasiado tarde!


Prof. Arminda Lemos



Dia Mundial da Criança. 1 de Junho

 Hoje é o  Dia Mundial da Criança. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esta data,  não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações .
Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam  com muitas dificuldades os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos.  Muitas crianças tinham de trabalhar porque os pais eram muito pobres. Alguns desses meninos   tinham  já perdido os pais !
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU  começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
 Tendo em conta esta comemoração e relembrando a criança que existe em cada um de nós,  alguns alunos estiveram na BEgas a pintar  desenhos alusivos a esta temática  e a verem filmes de  animação.
 Pesquisa efectuada  no site junior
 Prof. Arminda Lemos

Livro do mês: Junho 2011

Lisa Jane Smith, cujas obras são uma combinação do género paranormal, ficção científica, fantasia e romance, obteve o reconhecimento do público com a série Crónicas Vampíricas, cujo primeiro volume é Despertar.
Segundo palavras da autora, "queria escrever livros , onde o Bem enfrentasse o Mal e vencesse. Queria transmitir aos jovens que não devem renunciar à esperança."
Neste livro, Bonnie, a grande amiga de Elena, começa a vê-la em sonhos, e transmite-lhe uma mensagem aterradora: uma nova ameaça paira sobre Fell's Church... Elena precisa de Stefan para ajudá-la a combater o Mal. Mas ele não regressará sozinho: o seu irmão Damon virá com ele. Serão ambos capazes de esquecer a sua inimizade e colaborar para vencer este poderoso adversário? Mais do que isso, aceitarão a escolha de Elena?
A luta entre o Bem e o Mal, uma história emocionante! Um dos livros mais requisitados ao longo do ano lectivo na nossa biblioteca.

Prof. Arminda Lemos

Dia 19 de Maio: Dia do Teatro

Realizou-se no passada quinta – feira , dia 19 de Maio , o Dia do Teatro.
O espectáculo  teve lugar no Auditório Municipal, durante a tarde, dirigido aos alunos da escola  e  à noite, pelas 21h,  para a Comunidade Educativa.
Foi um momento único, de grande animação. Os nossos artistas, professores e alunos estiveram muito bem!
A peça de teatro cujo nome era “Às portas do cemitério”, um nome que poderia eventualmente assustar os mais medrosos, ultrapassou todas as expectativas, acabando por transmitir uma lição de moral a todos os presentes.
A mensagem subjacente baseia-se no facto de nunca esquecermos que os mais necessitados são pessoas como nós e precisam de todo o nosso apoio e solidariedade, devendo haver uma relação de empatia para todos aquele que sofrem e são marginalizados pela sociedade, como por exemplo, os idosos, os doentes, os deficientes e etc. Infelizmente hoje em dia, isso nem sempre se verifica, os valores primordiais da sociedade são ultrapassados frequentemente por meros caprichos e interesses pessoais de contornos nitidamente materialistas.
As pessoas são valorizadas pelo que possuem, ou seja pelos bens materiais e não pelas suas qualidades, e tudo fazem para adquirir mais riqueza,  ora isto conduz  a situações muito complicadas.
Esta peça, transmitiu-nos um ensinamento importante do ponto de vista da moral e da ética, pois  de forma realista e divertida chamou a nossa atenção para o egoísmo que prevalece actualmente. É preciso entender que é preciso “ abrir as portas da vida” para a realidade, para a empatia e para a solidariedade social, pois só assim vale a pena viver!
Estão por isso de parabéns, todos aqueles que tornaram possível a realização deste espectáculo!

Prof. Arminda Lemos