Reciclagem

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais  como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal  e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final.
No meio-ambiente, a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbónico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos factores negativos.Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos económico e social.
No aspecto económico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
Os alunos do 7º C  e a Prof. Conceição, no âmbito do  Projecto Eco-Escolas,  preocuparam-se  com  esta problemática e  elaboraram   pequenos eco-pontos que colocaram na BEgas:  o vidrão, o pilhão, o embalão e o papelão.
 Pesquisa efectuada  na Wikipédia
 Prof. Arminda Lemos

Cantinho da Poesia

O Valor da Amizade

Amizade é…
Gostarmos das pessoas sem olharmos aos defeitos, ao que usam ou vestem
É ajudá-las quando precisam de um conselho ou de um ombro amigo.
É gostarmos tanto de alguém que não lhe levamos nada a mal.
Amizade é isto tudo e muito mais

Amiga, dedico-te estas palavras
Mostrando-te e agradecendo-te o que fazes por mim
Iria até ao fim para tudo te agradecer
Ziguezague nas nossas vidas, repara:
Às vezes, sou chata, isso eu sei!
De vez em quando, não te deixo em paz…
É porque gosto de desabafar contigo as coisas más.

Saudade                                                
A saudade de escrever
Os meus lindos poemas
Tudo para rever
Os meus secretos esquemas.

A saudade da escola
De brincar com os amigos
Estejam eles onde estiverem
Jamais serão esquecidos.

A saudade da infância
Onde aprendi a falar
Era pequena e teimosa
Passava tempo a chorar

A saudade da minha terra
Onde nasci e cresci
Passei tantos bons momentos
Disso nunca me esqueci!

Tenho saudades de tudo
O que passei até agora
Tantos acontecimentos
Vieram e foram embora.

São tantas as saudades
Aquelas que sinto em mim
Umas são de agora
Desde que te conheci
Adorava reviver
Dias do passado
Em que fico sempre pensando.

Liliana Gomes, nº13, 8ºC – 2010/2011

2º Festival da Canção " Nasci para a Música"

No passado dia 9 de Junho, pelas 21,30, teve lugar no pavilhão gimnodesportivo, o 2º Festival da canção  "Nasci para a música”, dinamizado pelo Departamento das Expressões.
Foi um espectáculo maravilhoso,  muito aplaudido por todos os presentes. As doze jovens foram umas “estrelas que brilharam na noite”,  revelando  boas aptidões em termos musicais, estando por isso todas de parabéns!
A vencedora, Isabel Campelo do 11º A, conseguiu provar que “ nasceu para a música” , emocionando e encantando toda a plateia com o seu timbre de voz calmo, afinado e melodioso.
O clube de música da Escola também fez uma actuação espectacular e aluna Rita Pereira do 10º B, vencedora do ano transacto,  foi mais uma vez muito aplaudida pela sua magnífica voz e pela forma de estar em palco, com grande à vontade, provando a todos que já é uma artista talentosa.
 Tratou-se de um evento de grande qualidade. A Escola está mais uma vez de parabéns! Os apresentadores também estiveram muito bem!
Bem haja a todos os que tornaram possível que tal evento se realizasse!

 Prof. Arminda Lemos

Vencedores do Concurso Inês de Castro

Um grupo de três alunos da turma do 12.º ano do Curso Profissional de Informática de Gestão da Escola Secundária obteve o 1.º prémio no concurso “Inês de Castro” promovido pelo Plano Nacional de Leitura em conjunto com a Fundação Inês de Castro e com o patrocínio da Ydreams.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 30 de Maio, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, onde os três alunos acompanhados pelo professor de Português se deslocaram para receber o prémio.
Subordinado à temática dos “Percursos de Pedro e Inês”, na modalidade de Caça ao Tesouro, o conteúdo do trabalho elaborado e apresentado pelos alunos assentou na definição de um “percurso” pelos contextos e lugares históricos, geográficos, literários, afectivos, alusivos ao tema. A pesquisa foi feita a partir de leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.
A elaboração do jogo Caça ao Tesouro – Percursos de Pedro e Inês – obedeceu aos seguintes requisitos: elaboração de um mapa que permitisse uma fácil visualização da área de jogo; explicação da Caça ao Tesouro (objectivos, estratégias, modo de jogar, tarefas a realizar, propostas de execução, número de jogadores...); enigmas alusivos ao tema, com pistas a permitirem, em cada etapa, o acesso ao enigma seguinte; definição de um “tesouro” para representar o fecho e o clímax do percurso definido; fontes bibliográficas da pesquisa.
Os alunos receberam como prémio um fim-de-semana nos hotéis do Grupo “Lágrimas Hotels & Emotions”, com direito a acompanhante e jantar e a Escola Secundária D. Egas Moniz recebeu um cheque livro no valor de 50,00 euros.

 Pesquisa efectuda  no site  da Câmara Municipal  de  Resende