O livro do mês: setembro 2011


Na sequência dos livros mais requisitados no ano anterior e tendo em conta que a literatura fantástica esteve quase sempre em lugar de destaque no top das preferências dos nossos alunos, penso que este é um livro a não perder, uma vez que a autora assumiu também entre os nossos leitores um papel relevante.
Tudo se passa no âmbito da fantasia e da imaginação num clima de mistério que envolve o leitor do princípio ao fim. A cidade chora a morte de Elena, porém ela renasce para partilhar o destino de dois irmãos. Elena assombra o velho bosque durante a noite e tem de escapar às perseguições de um caçador de vampiros e travar uma terrível batalha onde tudo poderá acontecer! Mais uma vez a autora reforça a ideia da luta entre o bem e o mal , num cenário de cariz  paranormal.
Prof. Arminda Lemos
( Prof. Bibliotecária)

Início do ano lectivo

Hoje começou um novo ano lectivo. Mais uma etapa a percorrer rumo ao sucesso educativo.
Depois de umas férias bem merecidas, que nos deixam saudades, pois o tempo de lazer é sempre agradável, gostamos  de  rever  colegas e  amigos!
Há que recomeçar com empenho, coragem, firmeza e determinação para superar as dificuldades que por vezes nos surgem. Mas sei que se todos colaborarmos, vamos conseguir atingir os objectivos que pretendemos!
Por isso, nesta data, quero a desejar em meu nome e de toda a equipa que me apoia, um excelente ano lectivo e que consigamos ir sempre mais além, no caminho de um futuro promissor.
Peço também a todos, que continuem a demonstrar interesse e a colaborar nas actividades da BEgas e que façam óptimas leituras!
Arminda Maria Carvalho de O.M Lemos
( Professora Bibliotecária)

Boas férias!

Chegamos ao final do ano lectivo! O tempo passou rapidamente!
As férias aproximam-se! Tempo de sol, Verão praia e lazer! Tudo isto bem merecido, obviamente para quem trabalhou!
Ainda está a decorrer na Escola a época de exames, aproveito para desejar a todos, em meu nome e da Equipa da BEgas, óptimos resultados e umas férias bem passadas no campo ou na praia, segundo as opções e possibilidades de cada um de vós.
Aproveitem,  férias são férias... mas não se esqueçam de ter sempre à mão, um livro, “companheiro de viagens e lazer”, porque parafraseando Voltaire “A leitura engrandece a alma.”

 Prof. Arminda  lemos

Reciclagem

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais  como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal  e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final.
No meio-ambiente, a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbónico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos factores negativos.Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos económico e social.
No aspecto económico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
Os alunos do 7º C  e a Prof. Conceição, no âmbito do  Projecto Eco-Escolas,  preocuparam-se  com  esta problemática e  elaboraram   pequenos eco-pontos que colocaram na BEgas:  o vidrão, o pilhão, o embalão e o papelão.
 Pesquisa efectuada  na Wikipédia
 Prof. Arminda Lemos