Visitas guiadas à BE.

Tendo em conta que no dia 24 de Outubro, foi o dia Internacional das Bibliotecas Escolares, ao longo desta semana a BEgas tem tido muitos visitantes e contado com actividades diversificadas, nomeadamente: visitas guiadas para os novos alunos no âmbito da formação do utilizador e realização de um bibliopaper. Foram entregues aos alunos guiões do utilizador da BE.
Já cá estiveram o 7º A, o 7º C, o 7º B e o 7º D e o 7º E.
Alguns alunos deixaram mensagens muito bonitas e criativas sobre a BE que posteriormente serão expostas. Foram também elaborados cartazes e o melhor já está afixado na BE.
Estão de parabéns a todos os participantes!


Professora Arminda Lemos

Correcção do Bibliopaper

Visitas guiadas à Biblioteca : de 25 a 28 de Outubro

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de Outubro, como o Dia das Bibliotecas Escolares, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de actividades específicas a realizar neste dia, independentemente de todas as acções que possam levar a efeito noutros dias do mês. Sendo assim, ao longo da semana, de  25  a 28 de Outubro, a BEgas vai contar com actividades diversificadas, nomeadamente: visitas guiadas para os novos alunos,apresentação de um  powerpoint sobre  a BE e os seus recursos, relização de um bibliopapaper ,  elaboração de cartazes  com mensagens alusivas à BE. 
 É imprescindível inserir os alunos no espaço da Biblioteca, ensiná-los a pesquisar motivando-os para a leitura, porque os livros são “ uns amigos que nos acompanham ao longo de toda a vida”. A  motivação para a leitura é o nosso objectivo primordial, pois como Pennac disse um dia : “O verbo Ler e o verbo Amar não utilizam imperativos”.

 Prof. Arminda Lemos

Actividades sobre o Dia da Alimentação

No âmbito das comemorações do dia da Alimentação, a Professora Sandra Xavier  e os alunos da  turma E, do 8º ano efectuaram na BEgas uma pesquisa sobre o tema alimentação. Os alunos tinham que procurar títulos de livros que estão relacionados com esta temática, assim como pesquisar na internet as formas de manipulação de alimentos.
Tratou-se de uma actividade interessante e enriquecedora, porque consistiu em levar os discentes a acederem ao conhecimento através da pesquisa, possibilitando de forma autónoma e lúdica, a aquisição do saber.
 O 8º ano turma D mostrou ainda os seus "dotes culinários", confeccionando deliciosas sobremesas, designdamente gelados de maçã, pudins e bolos, que foram vendidos no refeitório da escola.
 Os alunos do 7º E  e  a Prof.  Carla Faria,  em  Área de Projecto,   elaboraram  pequenos cartazes com adivinhas  referentes ao tema alimentação, assim como alguns desdobráveis, com receitas, que foram expostos na BE.
  É bastante pertinente abordar este tema, pois   devemos sempre ter em conta que uma alimentação saudável é sinónimo de saúde.
 Estão de parabéns  os professores  e alunos que  se dedicaram a este  tema.
 Prof.  Arminda Lemos