Dia de S. Valentim

Os alunos do 12º C colocaram na BEgas uma caixa onde está depositada a correspondência referente ao dia de S. Valentim. A referida caixa é vermelha, junto a ela está um grande coração com a frase   " Partilha o teu amor com a tua cara metade”.
Os alunos do 11º B, técnicos de apoio psicossocial, vão organizar a atividade Psicosentimentos, na sala 8, destinada aos alunos do Ensino Básico.
E apesar dos tempos de crise... o amor neste dia paira no ar, porque ele é intemporal! Por isso, ninguém se deve esquecer de tal data!
Poderia colocar aqui lindas mensagens de amor...que apelassem ao sentimento, mas para que não seja  considerada  " piegas"... por que tal pelos vistos não é de bom tom, apenas digo, que não se esqueçam da data e sejam românticos(as), não só hoje mas ao longo de todo o ano!

  Prof. Arminda Lemos

Dia da Internet segura- 7 de Fevereiro de 2012

                                                 
A comunicação e a publicação de informação na Internet não é supervisionada por nenhuma entidade. A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores (entre eles, os mais jovens) sem qualquer restrição ou controlo.
Pensar que a Internet não encerra perigos ou que estes só afectam os outros é assumir uma atitude distante e pouco informada. Por outro lado, adoptar visões alarmistas só ajuda a ocultar a realidade.
Tomar consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizar, orientar as actividades das crianças e adolescentes na Internet, podem ser as chaves para garantir uma utilização em segurança.
Navega de forma esclarecida.
Regras básicas para navegar em segurança:
Apesar dos vários recursos que encontras na Internet implicarem diferentes riscos e a adopção de medidas de segurança diversificadas e adequadas, há 3 regras fundamentais que nunca podes esquecer:
- Nunca reveles o teu nome, número de telefone, endereço, palavras-passe, ou quaisquer outras informações pessoais, mesmo que estas te sejam pedidas nos sítios Web que visitas.
- Se algo que estás a ler ou a ver no computador te fizer sentir pouco à vontade, desliga-o.
- Nunca aceites encontrares-te pessoalmente com alguém que conheceste online.
-Não te esqueças que qualquer pessoa pode criar um sítio Web, sem qualquer tipo de obstáculo. Por isso, precisas de verificar, questionar e avaliar a informação que está disponível.

Sugestões para identificar informações erradas

- Pensa sobre o que encontras quando navegas na Internet. Qual é o objectivo do sítio? Divertir? Vender? O sítio contém informações que possibilitem o contacto com o autor, ou uma secção "Quem somos"? O sítio é patrocinado por alguma empresa, pessoa, ou é um local de conversa público? A Internet é o melhor local para encontrar a informação que se procura?
- Verifica as informações que recolhes online, comparando-as com outras fontes. Consulta outros sítios Web ou meios de comunicação social-jornais, revistas e livros-para confirmar a autenticidade da informação.
- Utiliza outros recursos de informação, e não apenas a Internet. As bibliotecas ou as enciclopédias em CD-ROM, como a Microsoft Encarta, permitem-te aceder a fontes de informação alternativas.
- Usa técnicas eficazes de pesquisa de informação online, pois isto irá melhorar muito a capacidade de obtenção de informações com qualidade. Uma forma de o fazer consiste em utilizar diversos motores de pesquisa, e não apenas um. Para mais dicas sobre como pesquisar na Internet, pede sugestões aos teus pais ou aos teus professores.

Faz transferências em segurança :
1- Faz uma pausa antes de abrires ficheiros anexos ou clicares em hiperligações.
2- Faz transferências apenas de sítios fidedignos.
3- Respeita a legislação em vigor.
4- Instala e usa os programas de partilha de ficheiros com cautela.
Pesquisa feita em
netsegura.eb2-valpacos.rcts.pt/comunidade.htm
 Prof. Arminda Lemos

Sessão Escolar do Parlamento de Jovens do Ensino Secundário na BEgas

Decorreu hoje na BEgas, pelas 14h ,  uma sessão escolar referente ao Parlamento de jovens.
Esta atividade decorreu sob orientação da professora Delfina.
Estiveram presentes os alunos do 10º A, 11º A e 11º B.
A mesa foi constituída pela Prof. Delfina, assim como pelo Coordenador do Ensino Secundário, Prof. José António e pela Dra. Patrícia. Todos estes elementos tiveram papel importante neste Projeto.
Inicialmente a Prof. Delfina enunciou as fases deste Projeto e salientou a importância da participação da Escola na assembleia da Republica.
Em seguida, os deputados declararam assumir com lealdade as suas funções.
Posteriormente foi o momento da votação.
A deputada eleita agradeceu a todos e presidiu à abertura dos trabalhos, procedendo  à apresentação dos deputados representantes das listas A e B.
Os deputados representantes das listas apresentaram as principais estratégias e medidas a adoptar e não se esqueceram de referir a importância das novas tecnologias, tendo em conta que a temática deste ano é a importância das redes sociais. Foram colocadas diversas questões e pedidos esclarecimentos às listas, tal como sucede na Assembleia da República.
Os alunos estiveram bastante atentos e demonstraram interesse neste debate.
Iniciativas como esta são profícuas porque fazem” despertar” nos nossos jovens o espírito democrático, a participação cívica, possibilitando  desenvolvimento pleno da cidadania.

 Prof. Arminda Lemos

" Gotas de água" na BEgas



No âmbito do Projeto Eco-escolas, os alunos do 7º D, turma PCA, elaboraram na disciplina de Área de Projeto, gotas de água em cartolina, assim como o eco-código, estes trabalhos estão expostos na BEgas.
As gotas de a água contêm várias mensagens alusivas à agua e à importância da preservação deste recurso.
 Trata-se de uma temática interessante,  pois o  ser humano não consegue viver sem água, ela é a nossa fonte de vida, e é por isso, que devemos ter consciência que esse bem precioso deve ser preservado.
O nosso planeta possui uma pequena quantidade de água potável, ou seja, própria para o consumo, e os recursos hídricos vem sendo degradados por diversos fatores, e um dos principais é a poluição ambiental.
 Temos  por isso estar  todos alertados para este problema!
 Prof. Arminda Lemos