Livro do mês: março de 2012


Numa pequena cidade costeira, os habitantes perguntam-se o que se passa com a natureza: é quase Verão e o mar continua gelado.
Três nobres escoceses, aguardam que o seu barco desencalhe do mar congelado para partirem. A jovem Elsalill, que trabalha na estalagem após ter sobrevivido a um massacre em sua casa, cujos assassinos mataram toda a sua família e empregados, por causa de um tesouro guardado num enorme baú.
Todavia, o fantasma da sua irmã obriga-a a jurar vingança pela sua morte inocente às mãos destes pérfidos assassinos.
Certo dia, um homem elegante e bem vestido reconhece Elsalill, enceta conversas com a  jovem e dentro dela  nascem emoções fortes que colocam a sua vida em risco.
Esta história de amor impossível, acompanhada de perto pelas sombras tenebrosas de fantasmas, encerra uma questão de honra que deve ser cumprida.
Verás que é uma leitura fascinante até à última página. Aprecia!

 Prof. Carla Marisa Neves

livro do mês: fevereiro de 2012


 Autor: Francisco Moita Flores
Este romance recupera factos e histórias que Francisco Moita Flores não incluiu na série que escreveu para a RTP com o título A Ferreirinha. Narra a epopeia da luta contra a filoxera, uma praga que, na segunda metade do século XIX, ia destruindo definitivamente as vinhas do Douro. Na mesma altura, em que, por toda a Europa, surgiam as primeiras técnicas e tentativas de criação de um método para a investigação criminal.
Moita Flores criou um bacharel detective - Vespúcio Ortigão - que, na Régua, persegue um serial killer, confrontando-se com o medo, com as superstições, com as crenças do Portugal Antigo que, temente a Deus e ao Demónio, estremecia perante o flagelo da praga e dos crimes. É uma ficção, é certo, mas também um retalho de vida feita de muitos caminhos que a memória vai aconchegando conforme pode.
Uma história emocionante passada nos socalcos do Douro no tempo em que se abriam as portas da ciência e do conhecimento.
 Prof. Arminda Lemos

Eco-Código sobre Energia

 

















Os alunos do 7º D, turma PCA, elaboraram na Disciplina de Área de Projeto, com a Professora Cláudia um Eco-Código sobre Energia, trabalho esse, inserido no Projeto Eco-Escolas.
Trata-se de uma imagem do sol, elaborada em cartolina e todos os seus raios contêm informações sobre a diminuição do consumo de energia.
Este é um trabalho muito interessante que a todos ensina a não desperdiçar energia e em época de crise, estas dicas são mais do que necessárias!
Poupar energia é algo muito importante, pois significa diminuir a quantidade de energia utilizada na realização de qualquer acto do nosso quotidiano. Poupar energia tem várias vantagens – economiza-se dinheiro e ajuda-se o ambiente. A produção de energia requer recursos naturais preciosos, por exemplo carvão, petróleo ou gás. Assim, gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos e a mantê-los durante mais tempo.
Vale a pena refletir sobre isto!
 Prof. Arminda Lemos

Exposição de máscaras na BEgas

Os alunos do 8º ano, turmas PIEF, elaboraram máscaras de Carnaval, em pasta de papel e argila, máscaras essas que de que estão exposta na BEgas.
Trata-se de uma exposição bastante interessante que revela muita qualidade e criatividade. Os referidos alunos fizeram também uma pesquisa alusiva à história das máscaras, à origem da palavra, à tradição carnavalesca, não esquecendo os caretos de Podence.
Estes textos complementam a exposição para que todos os visitantes sejam completamente esclarecidos sobre o historial do Carnaval , em Portugal, em Veneza e no Brasil. Estes alunos estão de parabéns!
 A BEgas agradece à Prof Delfina, nossa grande colaboradora,  pois   sempre se disponibiliza  a decorar a BE, imprimindo-lhe o seu  bom gosto e aos alunos do 8º ano pelo seu  excelente trabalho e  desde já aproveita para desejar a todos um Carnaval muito divertido.
 Prof. Arminda Lemos