8 de março: dia internacional da mulher

Hoje é o dia internacional da mulher. Não poderia esquecer esta data e dar os parabéns a todas nós mulheres, pela força, coragem e determinação que demonstramos no nosso dia a dia.
 Infelizmente, muitas mulheres são ainda discriminadas na nossa sociedade,  prevalecendo por vezes teorias machistas e retrógradas, que deveriam ser ultrapassadas. De qualquer forma é relevante salientar que as mulheres fazem a diferença no mundo de hoje, e a cada dia ganham mais o seu espaço que é conquistado em todas as áreas. Passo a referir algumas informações retiradas da wikipédia.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres
Pesquisa efectuada  na wikipédia
  Prof. Arminda Lemos

Exposição de rosas dos ventos na BEgas


Os alunos do 7º ano e as docentes do Grupo de Geografia, nomeadamente  a  Prof. Carla Faria e  a Prof Emília Matos  elaboraram nesta disciplina,   várias rosas dos ventos  que estão expostas na BEgas.
Trata - se de uma exposição interessante que todos devem visitar, pois pretende divulgar à comunidade escolar os trabalhos feitos pelos alunos, consolidando desta forma  os conhecimentos adquiridos nas aulas,  no sentido  de desenvolver a  criatividade, utilizando materiais diversificados.
Estão por isso estes alunos de parabéns!
 Prof. Arminda Lemos

A solidariedade

 Tendo em conta que o tema da  semana da leitura é  colaboração/ solidariedade, vamos publicar  o trabalho da aluna Ana Patrícia Ferreira,  do 7º B, que revela muito jeito  para  a escrita e   fez umas quadras lindas alusivas ao tema! Está por isso de parabéns!

A solidariedade
faz-nos sentir bem,
pois espalhamos felicidade,
paz e amor também.

Há várias formas de ajudar,
há várias formas de ser ajudado!
Bens essenciais à vida vamos ofertar
Para tornar o mundo mais equilibrado.

Alimentos podemos oferecer,
roupas podemos doar,
a solidariedade vai vencer
E a sociedade vamos melhorar.

Devemos ajudar pessoas,
animais também,
as plantas que para nós são tão boas
E outras dádivas do além.

Então vamos ajudar o ambiente,
vamos deixá-lo transformado.
Poderemos dizer finalmente
que o mundo está melhorado.

Podem crer!
Não custa ajudar!
Melhor vamos viver
e a vida vamos desfrutar!

Ana Catarina Ferreira 7º ano Turma B

Livro do mês: março de 2012


Numa pequena cidade costeira, os habitantes perguntam-se o que se passa com a natureza: é quase Verão e o mar continua gelado.
Três nobres escoceses, aguardam que o seu barco desencalhe do mar congelado para partirem. A jovem Elsalill, que trabalha na estalagem após ter sobrevivido a um massacre em sua casa, cujos assassinos mataram toda a sua família e empregados, por causa de um tesouro guardado num enorme baú.
Todavia, o fantasma da sua irmã obriga-a a jurar vingança pela sua morte inocente às mãos destes pérfidos assassinos.
Certo dia, um homem elegante e bem vestido reconhece Elsalill, enceta conversas com a  jovem e dentro dela  nascem emoções fortes que colocam a sua vida em risco.
Esta história de amor impossível, acompanhada de perto pelas sombras tenebrosas de fantasmas, encerra uma questão de honra que deve ser cumprida.
Verás que é uma leitura fascinante até à última página. Aprecia!

 Prof. Carla Marisa Neves