BEgas com novas instalações!


Foto: Ano  Novo! Escola Nova!BEgas com novas instalações!
Feliz 2013 são os nossos votos!
Ano Novo , vida nova, fazemos brindes  e comemoramos a entrada em 2013 com alegria e entusiasmo!  Parafraseando António Gedeão "O sonho comanda a vida e sempre que o Homem sonha o mundo avança" e  hoje  o sonho tornou-se realidade! Temos uma Escola nova, uma biblioteca linda , uma porta aberta para o  futuro na rota do progresso, apostando nas novas gerações, no desenvolvimento das literacias e no consequente sucesso educativo! É preciso viver o sonho e a certeza de que  vamos por um novo caminho! É necessário refletir  e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos, de motivos. O importante é viver cada momento intensamente , pois a vida todos os dias se renova!Feliz Ano Novo! É muito bom poder fazer parte das vossas  vidas. num  momento tão importante em que temos nova ”casa” !

Prof. Arminda Lemos

Postais de Natal


Os  alunos  das turmas  8º C e 8º E e a Prof.    Amália   colocaram hoje na BEgas  postais  de Natal no âmbito  da disciplina de Língua Portuguesa.
 Trata-se de uma atividade  que visa  promover a leitura de forma lúdica e criativa.
 Desde já a Equipa agradece a colaboração, porque apesar de estarmos  a mudar  para novas instalações ... Natal é sempre Natal  e fica sempre bem uma pequena decoração...
 Aí ficam as imagens!


Origem do Natal e o significado da comemoração





 Embora este ano a nossa BEgas não tenha decorações de Natal... não pensem que é devido à crise... mas sim porque andamos em mudanças para novas instalações...
 O Pai Natal  vai   nos dar um grande presente, uma  nova Biblioteca, espaçosa e linda! No entanto, não poderíamos esquecer  esta data tão importante e fazer-lhe referência no nosso  blogue.

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalícias  no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande relevância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

 Pesquisa efetuada em: http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: dia 3 de dezembro


O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.
O meio em que a pessoa está inserida, as barreiras e limitações nos espaços públicos e privados, nos meios de transporte e nos meios de comunicação, limitam as acessibilidades das pessoas com deficiência. Desconhecimento, preconceito e falta de vontade política impedem o pleno desenvolvimento do potencial dessas pessoas e sua autonomia. Assim, muitas ficam confinadas ao espaço doméstico, sem acesso à educação e à saúde.