Apresentação de fichas de leitura na BEgas

Com o  objetivo de promover a leitura e a literacia, os alunos do 8º C e a Professora Amália estiveram hoje na BEgas,  para apresentarem fichas de leitura. Tratou-se de uma atividade interessante em que os  discentes leram,  analisaram e  resumiram  obras  de acordo com as suas preferências literárias, indicando os motivos inerentes à sua  escolha.  Os trabalhos foram apresentados na BEgas.Estas atividades levam a um desenvolvimento das capacidades cognitivas possibilitando uma maior fluidez no pensamento.
Na minha opinião trata-se de uma iniciativa bastante profícua pois, parafraseando Voltaire   “ A leitura engrandece a alma”.
Prof. Arminda Lemos
 

Exposição de Rosas dos Ventos na BEgas



Como já vem sendo habitual nesta escola, está  patente na  BEgas, ao longo desta semana,  uma exposição de Rosas  dos Ventos promovida   pelas docentes do grupo de Geografia, designadamente, Prof. Emília Matos  e Prof. Carla Faria.
Os  trabalhos ,elaborados pelos alunos  do 7º ano, revelam   grande criatividade e imaginação. Esta atividade proporcionou aos discentes a aquisição de novos  conhecimentos de forma lúdica.
A exposição é bastante diversificada e tem tido muitos visitantes!  Bem a  haja a todos  os que  se empenharam  nesta  atividade.
                                                                                                  
  Prof. Arminda Lemos

Hora do Conto na BEgas

Os alunos da Educação Especial estiveram hoje na BEGas para  a leitura de um conto relacionado com os  Reis, assim como a realização de uma ficha de trabalho subjacente a esta  temática .
Trata-se de uma atividade importante  no âmbito da inclusão. É necessário promover o encontro de todos os alunos com os livros e com a leitura,fazendo um trabalho colaborativo de articulação com a sala de aulas, ajudando os alunos  a conquistar o sucesso educativo, desenvolvendo os índices de autonomia.
 
 
Prof. Arminda Lemos

Concurso Nacional de Leitura


Realizou-se hoje, na Escola, a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Esta atividade é promovida pelo PNL em parceria com Departamento de Línguas.
Os alunos tiveram que ler, no que diz respeito ao ensino secundário,os seguintes livros : “O crime do Padre Amaro de Eça” de Queirós e o “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco. Relativamente ao 3º ciclo, foram os seguintes títulos:" O Principezinho “ de Saint Exupery e “ O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado.
Esta atividade tem como objetivo desenvolver as competências ao nível da leitura e da literacia.
Um bem haja a todos os participantes nesta prova, pois como dizia Voltaire “ A leitura engrandece a alma”.

 Prof. Arminda Lemos