Projeto " Partilha de Leituras no Facebook"





Dando continuidade ao Projeto " Partilha de Leituras no facebook", já iniciado no ano transato, com a participação da Prof Rosa , nossa habitual colaboradora e dos alunos do 7º B e C, que se mostraram muito empenhados na leitura, aqui ficam algumas sugestões de livros.

A BEgas agradece à Prof Rosa e aos seus alunos pela participação e o empenho no Projeto! Estão todos de parabéns!

Projeto " Partilha de Leituras no facebook"


Com ilustrações de Fernanda Vaz, o livro Contos e Lendas de Portugal – 1, de Natércia Rocha, conta que um dia três rios, que queriam muito conhecer o mar, fizeram uma aposta: no dia seguinte, logo pela madrugada, fariam a corrida.
O rio Tejo foi o primeiro a acordar. E, então, como tinha muito tempo, escolheu os melhores sítios e as mais belas paisagens por onde passar e, finalmente, chegou ao mar. Mais tarde, o Guadiana e só depois o rio Douro...

Na minha opinião, esta história foi inventada há muitos e muitos anos, uma vez que o homem sempre quis explicar como as coisas funcionavam. Então, inventava histórias destas, muitas delas sobrenaturais. Neste caso, queriam explicar como os rios tinham partido de Espanha, passando por Portugal, e chegado ao mar.
Guilherme Pereira, 7ºB

Projeto " Partilha de Leituras no facebook"

Na minha opinião, este livro tem uma lição de vida muito comovente.
Nas férias de verão, tive o prazer de ler este livro por influência da minha mãe. Depois de o começar a ler, apercebi-me, a dado momento, que já não o conseguia largar, tal era o vício de saber como acabava a história. Por isso, não parava um bocadinho. Aconselho toda gente a lê-lo e a viver a história destes dois adolescentes que, mesmo doentes e sabendo que a vida de ambos seria muito breve, amaram-se, viajaram, divertiram-se, aproveitaram ao máximo e o melhor de tudo, mostram-nos que foram felizes.
No fundo, esta história ensina-nos que existem histórias de amor verdadeiras, que a vida é muito curta para nos lamentarmos e culpar os outros e que devemos aceitar o que nos acontece na vida e nunca deixar de lutar.
Alguns já devem saber que estou a falar do livro A Culpa e das Estrelas, do escritor John Green. Mas poucos devem saber que foi o romance que mais emocionou os leitores no ano de 2014.





Mariana Fonseca, 7ºB

Projeto " Partilha de Leituras no facebook"

O primeiro livro que li de uma coleção chamada CHERUB foi O Recruta. Este livro fala de uma agência secreta, chamada CHERUB, que pertence aos Serviços Secretos Britânicos. Os seus agentes têm entre dez e dezassete anos. Estes são chamados de querubins, são todos órfãos, realizam missões extremamente secretas e vivem no campus da CHERUB.
Este livro começa por falar num rapaz, chamado James Choke, com 12 anos, que vivia com a sua mãe e a sua irmã, Lauren, em Londres. James era muito rebelde e também muito gozado, pelo facto de a sua mãe ser obesa. Por causa disso, James agrediu uma colega na sala de aula e também foi expulso da escola. No entanto, este livro apresenta, sobretudo, as diferentes etapas pelas quais passou para completar a recruta.
Adorei este livro! Foi espectacular! Quem o começa a ler, acaba por ficar viciado. Recomendo-o a quem gostar de livros de aventura e também um pouco de acção e romance. Ao lê-lo, apercebi-me de várias coisas que não sabia, tais como a influência que os grupos terroristas podem exercer nas pessoas e o risco que podemos correr se pertencermos a algum desses grupos.

Diana Isabel, 7ºC