Projeto " Todos juntos podemos Ler"




 Aqui  ficam algumas  fotos no âmbito do Projeto  " Todos juntos podemos Ler"- Análise da "Lenda do Arlequim"




Projeto “ Todos juntos podemos Ler”- “ A Lenda do Arlequim”.

 No âmbito do Projeto “Todos juntos podemos Ler”, os alunos da Educação Especial e as suas professoras  estiveram hoje  na Biblioteca para analisar o texto “ A Lenda do Arlequim”.
Estas histórias e  lendas  trazem-nos   sonhos, lições de vida,  esperança,  exemplos de solidariedade
Passo a  transcrever aqui ‘A lenda do Arlequim’, texto que faz parte do livro ‘Novas Flores para Crianças’ de Fernando Cardoso (Ed.Portugal Mundo), transcrição feita com a autorização do autor.
 Aqui  fica  a história:
"Conta a lenda …que vivia em Veneza, no seu lindo e imponente palácios, uma Condessa muito rica que todos os anos, no Carnaval, organizava um grande baile de máscaras, para qual convidava todos os rapazes e raparigas da cidade.
A Condessa só fazia uma exigência aos convidados: tinham de se apresentar mascarados. E durante a festa, era sempre premiado aquele que melhor se apresentasse. Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos de máscaras. Só Arlequim não iria ao baile por ser muito pobre e sua mãe não poder lhe fazer nenhum traje.
Os amigos vendo-o triste, resolveram dar o que tinham, os bocadinhos de fazendas que sobrara da confecção dos seus fatos. E, com eles, a mãe de Arlequim conseguiu fazer uma linda fantasia, cortando os bocadinhos em losangos iguais e combinando habilidosamente as diferentes cores.
Assim, o pequeno Arlequim pôde entrar no Palácio da Condessa. E mais conta a lenda que foi precisamente Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio por ter se apresentado com o fato mais vistoso e original. E quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, tão pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu:
- O meu fato foi feito com a bondade dos meus Amigos e o coração de minha Mãe."

 Uma história linda que transmite uma lição de vida ,por este motivo considero  que o incentivo a leitura de suma importância e deve ser feito de forma inclusiva.
 Posteriormente, os alunos  vão imaginar  e desenhar o fato  do Arlequim.


 Retirado e adaptado  de 
http://www.bigmae.com/historias-para-criancas-a-lenda-do-arlequim/



Dia da internet segura -10 de Fevereiro


A Biblioteca pretendeu assinalar  o Dia da Internet Segura com alertas sobre os cuidados a ter para utilizar a internet com segurança.
A Internet é uma "Janela para o Mundo" mas devemos ter alguns cuidados quando a utilizamos.
AQUI FICAM ALGUNS CONSELHOS
SAIR EM SEGURANÇA
•Para sair da conta de e-mail ou outra conta, clica sempre, para sair do site, no botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente.
PALAVRAS-PASSE
• Não utilizes sempre a mesma palavra-chave para todas as situações.
• Cria palavras-chave longas, combinando letras, números e símbolos.
• Não divulgues as tuas palavras-chave.
• Utiliza palavras e frases que sejam fáceis de recordar, mas difíceis de descobrir.
• Não guardes as senhas num ficheiro ou em qualquer outro programa.

E-MAIL
• Corre uma aplicação antivírus e mantem-na actualizada.
• Tem o filtro anti-SPAM ativado nas configurações do servidor de e-mail.
• Desconfia de mensagens de entidades que te informam que ganhaste prémios.
• Não corras, não descarregues nem instales programas de origem desconhecida.
• Não envies informação confidencial por e-mail.
• Usa uma “firewall” pessoal.
• Desliga opções de execução de JavaScript, ActiveX ou programas Java.

CONVIVER NA NET
• Trata os outros como gostarias de ser tratado.
• Lembra-te de que existe uma pessoa que recebe as tuas mensagem.
• Sê tolerante com os erros das outras pessoas, especialmente dos principiantes.
• Fica sempre calmo, especialmente se alguém te ofender.
• Evitar as MAIÚSCULAS, pois alguns utilizadores entendem isto como "gritar".
• Não utilizes linguagem inadequada.
• Não divulgues/exponhas o e-mail de outrem na tua correspondência eletrónica. Usa, sempre que se justifique, o campo BCC.
• Não aceites encontrar-te com desconhecidos.
REDES SOCIAIS
• Não forneças, inadvertidamente, dados pessoais.
• Não aceites pedidos de amizade se o conteúdo da página te deixar desconfortável.
• Não respondas a comentários ou conteúdos ofensivos.
• Lembra-te que os dados deixam de ser privados se os colocares na internet.
• Escolhe um nome de utilizador (username) que não revele informação pessoal.
• Evita preencher o campo dos dados no perfil.
• Não divulgues informação privada a desconhecidos.


PARA SABERES MAIS:
http://www.seguranet.pt
http://www.miudossegurosna.net/

LINHA AJUDA: 808 91 90 90

O livro do mês - janeiro de 2015


Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.
O leitor vai encontrar a história comovente do menino Zezé, de seis anos, um rapaz pobre, inteligente, sensível e carente. Com a falta de afecto que não encontra na família, o endiabrado rapaz vai pelas ruas fazendo mil travessuras.|Zezé aprende tudo sozinho, é o descobridor das coisas. Descobre a ternura e o carinho no amigo Portuga. Inventa para si um mundo de fantasias em que o grande confidente é o Xururuca, o pé de Laranja Lima. Mas a vida ensina-lhe tudo demasiado cedo, e Zezé descobre o que é a dor e a saudade.
O Meu Pé de Laranja Lima de Jayme Cortez, José Mauro de Vasconcelos


 Pesquisa  efectuada em  http://www.wook.pt/