Aqui ficam algumas fotos no âmbito do Projeto " Todos juntos podemos Ler"- Análise da "Lenda do Arlequim"
Projeto “ Todos juntos podemos Ler”- “ A Lenda do Arlequim”.
No âmbito do Projeto “Todos juntos podemos
Ler”, os alunos da Educação Especial e as suas professoras estiveram hoje na Biblioteca para analisar o texto “ A Lenda do Arlequim”.
Estas histórias
e lendas trazem-nos
sonhos, lições de vida, esperança, exemplos de solidariedade
Passo a transcrever aqui ‘A lenda do Arlequim’, texto
que faz parte do livro ‘Novas Flores para Crianças’ de Fernando Cardoso
(Ed.Portugal Mundo), transcrição feita com a autorização do autor.
Aqui
fica a história:
"Conta a lenda …que
vivia em Veneza, no seu lindo e imponente palácios, uma Condessa muito rica que
todos os anos, no Carnaval, organizava um grande baile de máscaras, para qual
convidava todos os rapazes e raparigas da cidade.
A Condessa só fazia
uma exigência aos convidados: tinham de se apresentar mascarados. E durante a
festa, era sempre premiado aquele que melhor se apresentasse. Então, em todas
as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos de
máscaras. Só Arlequim não iria ao baile por ser muito pobre e sua mãe não poder
lhe fazer nenhum traje.
Os amigos vendo-o
triste, resolveram dar o que tinham, os bocadinhos de fazendas que sobrara da
confecção dos seus fatos. E, com eles, a mãe de Arlequim conseguiu fazer uma
linda fantasia, cortando os bocadinhos em losangos iguais e combinando
habilidosamente as diferentes cores.
Assim, o pequeno
Arlequim pôde entrar no Palácio da Condessa. E mais conta a lenda que foi precisamente
Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio por ter se apresentado com o fato mais
vistoso e original. E quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, tão
pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu:
- O meu fato foi
feito com a bondade dos meus Amigos e o coração de minha Mãe."
Uma história linda que transmite uma lição de
vida ,por este motivo considero que o
incentivo a leitura de suma importância e deve ser feito de forma inclusiva.
Posteriormente, os alunos vão imaginar e desenhar o fato do Arlequim.
Retirado e adaptado de
http://www.bigmae.com/historias-para-criancas-a-lenda-do-arlequim/
http://www.bigmae.com/historias-para-criancas-a-lenda-do-arlequim/
Dia da internet segura -10 de Fevereiro
A Biblioteca pretendeu assinalar o Dia da Internet Segura com alertas sobre os
cuidados a ter para utilizar a internet com segurança.
A Internet é uma "Janela para o Mundo" mas
devemos ter alguns cuidados quando a utilizamos.
AQUI FICAM ALGUNS CONSELHOS
SAIR EM
SEGURANÇA
•Para sair da conta de e-mail ou outra conta,
clica sempre, para sair do site, no botão/link de nome Logout, Logoff, Sair,
Desconectar ou equivalente.
PALAVRAS-PASSE
• Não utilizes sempre a mesma palavra-chave
para todas as situações.
• Cria palavras-chave longas, combinando
letras, números e símbolos.
• Não divulgues as tuas palavras-chave.
• Utiliza palavras e frases que sejam fáceis
de recordar, mas difíceis de descobrir.
• Não guardes as senhas num ficheiro ou em
qualquer outro programa.
E-MAIL
• Corre uma aplicação antivírus e mantem-na
actualizada.
• Tem o filtro anti-SPAM ativado nas
configurações do servidor de e-mail.
• Desconfia de mensagens de entidades que te
informam que ganhaste prémios.
• Não corras, não descarregues nem instales
programas de origem desconhecida.
• Não envies informação confidencial por
e-mail.
• Usa uma “firewall” pessoal.
• Desliga opções de execução de JavaScript,
ActiveX ou programas Java.
CONVIVER
NA NET
• Trata os outros como gostarias de ser
tratado.
• Lembra-te de que existe uma pessoa que
recebe as tuas mensagem.
• Sê tolerante com os erros das outras
pessoas, especialmente dos principiantes.
• Fica sempre calmo, especialmente se alguém
te ofender.
• Evitar as MAIÚSCULAS, pois alguns
utilizadores entendem isto como "gritar".
• Não utilizes linguagem inadequada.
• Não divulgues/exponhas o e-mail de outrem na
tua correspondência eletrónica. Usa, sempre que se justifique, o campo BCC.
• Não aceites encontrar-te com desconhecidos.
REDES
SOCIAIS
• Não forneças, inadvertidamente, dados
pessoais.
• Não aceites pedidos de amizade se o conteúdo
da página te deixar desconfortável.
• Não respondas a comentários ou conteúdos
ofensivos.
• Lembra-te que os dados deixam de ser
privados se os colocares na internet.
• Escolhe um nome de utilizador (username) que
não revele informação pessoal.
• Evita preencher o campo dos dados no perfil.
• Não divulgues informação privada a
desconhecidos.
PARA SABERES MAIS:
http://www.seguranet.pt
http://www.miudossegurosna.net/
LINHA AJUDA: 808 91 90 90
O livro do mês - janeiro de 2015
Livro recomendado
para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.
O leitor vai
encontrar a história comovente do menino Zezé, de seis anos, um rapaz pobre,
inteligente, sensível e carente. Com a falta de afecto que não encontra na
família, o endiabrado rapaz vai pelas ruas fazendo mil travessuras.|Zezé
aprende tudo sozinho, é o descobridor das coisas. Descobre a ternura e o
carinho no amigo Portuga. Inventa para si um mundo de fantasias em que o grande
confidente é o Xururuca, o pé de Laranja Lima. Mas a vida ensina-lhe tudo
demasiado cedo, e Zezé descobre o que é a dor e a saudade.
O Meu Pé de Laranja
Lima de Jayme Cortez, José Mauro de Vasconcelos
Pesquisa
efectuada em http://www.wook.pt/
Subscrever:
Mensagens (Atom)



