O Carnaval

 Como o  dia  de  Carnaval se aproxima, aqui fica uma poesia  alusiva à data.




O Carnaval

Eu sou o Carnaval
e sou teu amigo,
mas não leves a mal,
aquilo que te digo.

Os meninos vão-se mascarar,
quando eu estiver a chegar.
Vamo-nos divertir,
vai ser só rir.

Vou de pirata, ou de princesa
de bruxa má, pode ser.
 Vai ser uma beleza.
Vai ser um Carnaval a valer.

Se calhar vou de bombeira
 com uma grande mangueira.
Ou então de cineasta
com uma bonita pasta .


Ânia Isabel Correia Rodrigues

Dia de S. Valentim na BEgas

 Como  amanhã se assinala o dia de S. Valentim, uma data especial!  A  BEgas está decorada com muitos corações, com poesias feitas por alunos, alusivas ao amor. Estão  de parabéns estas alunas pela sua criatividade e gosto pela escrita!
 Foi  ainda  elaborado  na BE, um dossier com poesias dos alunos referentes ao tema  Amor.

 Aqui  ficam algumas, repletas de sentimento! Afinal o que será  o Amor?! Eis o que pensam os nossos alunos...

Amor é...

Amor é uma palavra sagrada
Pureza que vem do coração
Vai nascendo de um nada
Mas de tudo é a razão...

É um sentimento profundo,
como os segredos do amanhecer.
Por amor se vive morrendo,
sem acabar de morrer...

Como a borboleta é para voar,
o amor é para amar.


Filipa Moreira 10ºB


 Amor...

 Sentimento  tão forte
que se chama  amor,
une todas as pessoas ,
na alegria e na dor.

 Quando se  está apaixonado
qualquer coisa fazemos,
para estar com o nosso amor
e nunca o perdermos

 O amor especialmente se espalha,
no dia dos namorados,
 É um dia  especial,
todos nos sentimos amados!

 Raquel Vieira -7º A


Projeto " Todos juntos podemos Ler"




 Aqui  ficam algumas  fotos no âmbito do Projeto  " Todos juntos podemos Ler"- Análise da "Lenda do Arlequim"




Projeto “ Todos juntos podemos Ler”- “ A Lenda do Arlequim”.

 No âmbito do Projeto “Todos juntos podemos Ler”, os alunos da Educação Especial e as suas professoras  estiveram hoje  na Biblioteca para analisar o texto “ A Lenda do Arlequim”.
Estas histórias e  lendas  trazem-nos   sonhos, lições de vida,  esperança,  exemplos de solidariedade
Passo a  transcrever aqui ‘A lenda do Arlequim’, texto que faz parte do livro ‘Novas Flores para Crianças’ de Fernando Cardoso (Ed.Portugal Mundo), transcrição feita com a autorização do autor.
 Aqui  fica  a história:
"Conta a lenda …que vivia em Veneza, no seu lindo e imponente palácios, uma Condessa muito rica que todos os anos, no Carnaval, organizava um grande baile de máscaras, para qual convidava todos os rapazes e raparigas da cidade.
A Condessa só fazia uma exigência aos convidados: tinham de se apresentar mascarados. E durante a festa, era sempre premiado aquele que melhor se apresentasse. Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos de máscaras. Só Arlequim não iria ao baile por ser muito pobre e sua mãe não poder lhe fazer nenhum traje.
Os amigos vendo-o triste, resolveram dar o que tinham, os bocadinhos de fazendas que sobrara da confecção dos seus fatos. E, com eles, a mãe de Arlequim conseguiu fazer uma linda fantasia, cortando os bocadinhos em losangos iguais e combinando habilidosamente as diferentes cores.
Assim, o pequeno Arlequim pôde entrar no Palácio da Condessa. E mais conta a lenda que foi precisamente Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio por ter se apresentado com o fato mais vistoso e original. E quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, tão pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu:
- O meu fato foi feito com a bondade dos meus Amigos e o coração de minha Mãe."

 Uma história linda que transmite uma lição de vida ,por este motivo considero  que o incentivo a leitura de suma importância e deve ser feito de forma inclusiva.
 Posteriormente, os alunos  vão imaginar  e desenhar o fato  do Arlequim.


 Retirado e adaptado  de 
http://www.bigmae.com/historias-para-criancas-a-lenda-do-arlequim/



Dia da internet segura -10 de Fevereiro


A Biblioteca pretendeu assinalar  o Dia da Internet Segura com alertas sobre os cuidados a ter para utilizar a internet com segurança.
A Internet é uma "Janela para o Mundo" mas devemos ter alguns cuidados quando a utilizamos.
AQUI FICAM ALGUNS CONSELHOS
SAIR EM SEGURANÇA
•Para sair da conta de e-mail ou outra conta, clica sempre, para sair do site, no botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente.
PALAVRAS-PASSE
• Não utilizes sempre a mesma palavra-chave para todas as situações.
• Cria palavras-chave longas, combinando letras, números e símbolos.
• Não divulgues as tuas palavras-chave.
• Utiliza palavras e frases que sejam fáceis de recordar, mas difíceis de descobrir.
• Não guardes as senhas num ficheiro ou em qualquer outro programa.

E-MAIL
• Corre uma aplicação antivírus e mantem-na actualizada.
• Tem o filtro anti-SPAM ativado nas configurações do servidor de e-mail.
• Desconfia de mensagens de entidades que te informam que ganhaste prémios.
• Não corras, não descarregues nem instales programas de origem desconhecida.
• Não envies informação confidencial por e-mail.
• Usa uma “firewall” pessoal.
• Desliga opções de execução de JavaScript, ActiveX ou programas Java.

CONVIVER NA NET
• Trata os outros como gostarias de ser tratado.
• Lembra-te de que existe uma pessoa que recebe as tuas mensagem.
• Sê tolerante com os erros das outras pessoas, especialmente dos principiantes.
• Fica sempre calmo, especialmente se alguém te ofender.
• Evitar as MAIÚSCULAS, pois alguns utilizadores entendem isto como "gritar".
• Não utilizes linguagem inadequada.
• Não divulgues/exponhas o e-mail de outrem na tua correspondência eletrónica. Usa, sempre que se justifique, o campo BCC.
• Não aceites encontrar-te com desconhecidos.
REDES SOCIAIS
• Não forneças, inadvertidamente, dados pessoais.
• Não aceites pedidos de amizade se o conteúdo da página te deixar desconfortável.
• Não respondas a comentários ou conteúdos ofensivos.
• Lembra-te que os dados deixam de ser privados se os colocares na internet.
• Escolhe um nome de utilizador (username) que não revele informação pessoal.
• Evita preencher o campo dos dados no perfil.
• Não divulgues informação privada a desconhecidos.


PARA SABERES MAIS:
http://www.seguranet.pt
http://www.miudossegurosna.net/

LINHA AJUDA: 808 91 90 90

O livro do mês - janeiro de 2015


Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.
O leitor vai encontrar a história comovente do menino Zezé, de seis anos, um rapaz pobre, inteligente, sensível e carente. Com a falta de afecto que não encontra na família, o endiabrado rapaz vai pelas ruas fazendo mil travessuras.|Zezé aprende tudo sozinho, é o descobridor das coisas. Descobre a ternura e o carinho no amigo Portuga. Inventa para si um mundo de fantasias em que o grande confidente é o Xururuca, o pé de Laranja Lima. Mas a vida ensina-lhe tudo demasiado cedo, e Zezé descobre o que é a dor e a saudade.
O Meu Pé de Laranja Lima de Jayme Cortez, José Mauro de Vasconcelos


 Pesquisa  efectuada em  http://www.wook.pt/

Projeto " Partilha de Leituras no Facebook"





Dando continuidade ao Projeto " Partilha de Leituras no facebook", já iniciado no ano transato, com a participação da Prof Rosa , nossa habitual colaboradora e dos alunos do 7º B e C, que se mostraram muito empenhados na leitura, aqui ficam algumas sugestões de livros.

A BEgas agradece à Prof Rosa e aos seus alunos pela participação e o empenho no Projeto! Estão todos de parabéns!

Projeto " Partilha de Leituras no facebook"


Com ilustrações de Fernanda Vaz, o livro Contos e Lendas de Portugal – 1, de Natércia Rocha, conta que um dia três rios, que queriam muito conhecer o mar, fizeram uma aposta: no dia seguinte, logo pela madrugada, fariam a corrida.
O rio Tejo foi o primeiro a acordar. E, então, como tinha muito tempo, escolheu os melhores sítios e as mais belas paisagens por onde passar e, finalmente, chegou ao mar. Mais tarde, o Guadiana e só depois o rio Douro...

Na minha opinião, esta história foi inventada há muitos e muitos anos, uma vez que o homem sempre quis explicar como as coisas funcionavam. Então, inventava histórias destas, muitas delas sobrenaturais. Neste caso, queriam explicar como os rios tinham partido de Espanha, passando por Portugal, e chegado ao mar.
Guilherme Pereira, 7ºB

Projeto " Partilha de Leituras no facebook"

Na minha opinião, este livro tem uma lição de vida muito comovente.
Nas férias de verão, tive o prazer de ler este livro por influência da minha mãe. Depois de o começar a ler, apercebi-me, a dado momento, que já não o conseguia largar, tal era o vício de saber como acabava a história. Por isso, não parava um bocadinho. Aconselho toda gente a lê-lo e a viver a história destes dois adolescentes que, mesmo doentes e sabendo que a vida de ambos seria muito breve, amaram-se, viajaram, divertiram-se, aproveitaram ao máximo e o melhor de tudo, mostram-nos que foram felizes.
No fundo, esta história ensina-nos que existem histórias de amor verdadeiras, que a vida é muito curta para nos lamentarmos e culpar os outros e que devemos aceitar o que nos acontece na vida e nunca deixar de lutar.
Alguns já devem saber que estou a falar do livro A Culpa e das Estrelas, do escritor John Green. Mas poucos devem saber que foi o romance que mais emocionou os leitores no ano de 2014.





Mariana Fonseca, 7ºB

Projeto " Partilha de Leituras no facebook"

O primeiro livro que li de uma coleção chamada CHERUB foi O Recruta. Este livro fala de uma agência secreta, chamada CHERUB, que pertence aos Serviços Secretos Britânicos. Os seus agentes têm entre dez e dezassete anos. Estes são chamados de querubins, são todos órfãos, realizam missões extremamente secretas e vivem no campus da CHERUB.
Este livro começa por falar num rapaz, chamado James Choke, com 12 anos, que vivia com a sua mãe e a sua irmã, Lauren, em Londres. James era muito rebelde e também muito gozado, pelo facto de a sua mãe ser obesa. Por causa disso, James agrediu uma colega na sala de aula e também foi expulso da escola. No entanto, este livro apresenta, sobretudo, as diferentes etapas pelas quais passou para completar a recruta.
Adorei este livro! Foi espectacular! Quem o começa a ler, acaba por ficar viciado. Recomendo-o a quem gostar de livros de aventura e também um pouco de acção e romance. Ao lê-lo, apercebi-me de várias coisas que não sabia, tais como a influência que os grupos terroristas podem exercer nas pessoas e o risco que podemos correr se pertencermos a algum desses grupos.

Diana Isabel, 7ºC

Projeto " Partilha de Leituras no facebook"


A obra Robinson Crusoe, de Daniel Defoe, conta a história de Robinson Crusoe, nasceu no ano de 1632,o seu pai, tinha ganho uma fortuna e a sua mãe pertencia a uma família muito distinta. Os pais queriam que Robinson estudasse leis, porque já tinham perdido dois filhos: um, na guerra, por ter levado um tiro do inimigo; outro, que desaparecera e ninguém sabia onde estava. Mas Robinson queria navegar e conhecer novos países.
Um dia, falou à mãe do seu sonho. Como ela não concordou, ele fugiu de casa e dirigiu-se para a cidade de Hull, onde estava ancorado o barco onde se encontrava o seu amigo. Ao longo da viagem, viveu alguns contratempos, conheceu novos amigos e viu-se na necessidade de construir uma canoa.
Se gostas de aventuras, aconselho-te a leitura deste livro.

Daniela Loureiro, 7ºB

Projeto " Partilha de Leituras no facebook"


O livro "O sabor dos sabores" conta a história de um rei que quis por à prova as três filhas que tinha, perguntando-lhes se gostavam dele. A primeira filha (a mais velha) afirmou que queria tanto o seu pai como o coração quer o sangue. O rei aprovou, dando-lhe um beijo na testa. A segunda filha (a do meio)disse-lhe que queria tanto o seu pai como a sede à água. O rei aprovou novamente. Deu-lhe um beijo na face. Por fim, a terceira filha (a mais nova) afirmou que queria tanto o seu pai como o sabor dos sabores. Intrigante, não? De facto, perante esta resposta, o rei franziu a testa. Aquilo não lhe soava nada bem. Foi, então, que o rei …
Estás interessado em saber o que lhes aconteceu? Atreve-te a lê-lo! E olha que fico a aguardar pela tua opinião.
Ana Melo, 7ºB

Sem comentários:

Ação de sensibilização sobre bullying e ciberbullying

 Hoje,  dia 7 de janeiro, entre as 15h:00min e as 15h:50min,  decorreu na Biblioteca  uma ação de sensibilização sobre bullying e ciberbullying,  realizada  pela GNR, e destinada às  turmas do 7º ano de escolaridade. É importante ter conhecimento destas situações de bullying  e denunciá-las antes que assumam consequências  muito graves. Por isso devemos estar sempre alerta  e encorajar a denuncia destes casos. Foram apresentados os  principais sinais deste problema e os tipos de bullying e ainda ciberbullying. O papel dos pais e dos professores é fundamental na resolução desta problemática.

  Foi uma atividade interessante pois esta tema é bastante pertinente  no contexto actual.  
 Aqui   ficam algumas fotos do evento!

 Prof Arminda Lemos




Bom Ano!

Chegou 2015! Viramos mais uma uma página das nossas vidas!
Recebemos o novo ano  com  alegria e esperança num mundo melhor!

A BEgas deseja a todos um excelente  2015, repleto de boas leituras !

Natal na BEgas





Palestra na Biblioteca no âmbito do empreendedorismo

 Os  alunos do 11º B, C D  e  do  12º C e D  estiveram hoje na Biblioteca  para assistirem a uma palestra referente a Projectos liderados por jovens universitários. A palestra foi  dinamizada pelo  Prof  António Barbedo  da FEUP, que nos falou da sua história  de vida, todo o seu percurso, e a longa  experiência  no ensino universitário . Referiu ainda  a importância da pedagogia, da criatividade,do currículo e da disciplina na dinamização de projetos.
Foram  apresentados alguns exemplos das boas práticas neste âmbito.
 Os alunos colocaram questões ao Professor no que concerne à sua longa experiência e  ao seu percurso de vida nomeadamente em Timor, na época da invasão Indonésia.

 Foi referida a importância do empreendedorismo e  a  relevância de os jovens neste escalão etário, dinamizarem projectos com o objectivo  de criarem o seu próprio emprego.



 Prof. Arminda Lemos



Natal na BEgas

É Natal!
Há magia no ar
Vou à Biblioteca
Um livro requisitar!

Natal é tempo de paz,
De amor e confraternização!
É tempo para pensar!
É tempo de união!

É Natal! É Natal!
Vamos todos festejar!
Boas Festas, Boas Festas!
A BEgas vem desejar.

Já tenho a árvore enfeitada,
com um brilho especial.
A BEgas está decorada
com fantasias de Natal!

Nesta quadra tão festiva,
a todos vou desejar,
um Santo e Feliz Natal

e  um 2015 exemplar!


 Prof. Arminda Lemos

O livro do mês de novembro na BEgas



 Este foi o livro mais requisitado na BEgas durante o mês de novembro.
Trata-se  de uma obra  recomendada no programa de português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula. É ainda um dos títulos escolhidos para o Concurso Nacional de Leitura.Também recomendada para o 3º ciclo, como sugestão de leitura autónoma. Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece calmamente ao sol de Speranza. A ilha é um pequeno baluarte de civilização e tudo parece ir pelo melhor. A verdade é que todos três se aborrecem. Sexta-Feira nada compreende da organização, das leis, dos rituais que tanto agradam a Robinson. Escapa-lhe a razão de ser dos campos cultivados, dos rebanhos, das fortalezas. Mas então dá-se um acontecimento inesperado.

 Texto adaptado  e  retirado de http://www.wook.pt/