Outono:Tempo das Vindimas






Com o aproximar do Outono as uvas ficam maduras. É preciso cortá-las, transformá-las no precioso néctar! Há grande azáfama nas vinhas. É tempo de vindimas! Os vindimadores trabalham arduamente! Ouvem-se cantares de alegria!

As videiras ficam tristes, despojadas dos seus preciosos frutos, mas cumpriu-se o ciclo da vinha! É assim todos os anos! E como diz o povo e com razão: “até ao lavar dos cestos é vindima”.

Nesta região do Douro de grande beleza paisagística, as vindimas são uma época digna de referência. Os turistas que por cá passeiam por estas alturas, ficam encantados com o que vêem!
O caso não é para menos, pois a natureza é prodigiosa!

Vários autores têm escrito sobre as vindimas. Apresentamos aqui uma síntese de algumas obras que se referem a esta temática,"Histórias D`Ouro o rio,os rios e os Montes edição do Ministério da Educação" A Videira ; "Oráculo Limiar" de José Amaral, Vindima; Roteiro Sentimental Douro de Manuel Mendes, Douro-A Vindima, Contos da Montanha de Miguel Torga.
Caro leitor, faça uma viagem pelo Douro vinhateiro, através da leitura.

A equipa da BEgas

Dia 21 de Setembro- Dia Internacional da Paz


Em 1981, a Assembleia Geral da ONU, proclamou o dia Internacional da Paz. Trata-se de um dia contra a violência em todo o mundo, um dia de cessar-fogo.

Desde então a ONU celebra essa data, para que as pessoas pensem na paz e façam algo em benefício desta. Seria bom que todos vivessemos em paz, que não houvesse guerra e que os conflitos se resolvessem pela via diplomática, ou seja, através do diálogo.


Prof Arminda Lemos

Livro do Mês (Setembro)


Título: O perfume – História de um assassino

Autor: Patrick Suskind
Editorial Presença 20ª Edição


Este livro conta-nos a história de um perfumista assassino que viveu no século XVIII.
O seu objectivo era criar um perfume novo, original e ideal. Trata-se de um personagem monstruoso que teve uma infância infeliz, uma vida miserável e que cometeu crimes hediondos.
Nada nem ninguém o detinha, obcecado pela busca do perfume ideal que ele considerava a forma de suprema beleza. Para obter esse perfume, ia assassinando várias mulheres de modo premeditado e cruel.
O autor conduz o leitor numa atmosfera de suspense e mistério, prendendo a sua atenção e até ao último momento. Uma história a não perder!


Coordenadora da Biblioteca: Professora Arminda Lemos

Visita guiada ao concelho





No passado dia 2 de Setembro, realizou-se na Escola a visita guiada ao concelho de Resende, para os docentes aqui colocados.
Foi uma tarde bem passada, na qual todos desfrutaram de uma magnífica paisagem. A viagem efectuou-se num autocarro gentilmente cedido pela Câmara Municipal. O percurso foi lindo e diversificado, ora por regiões montanhosas, ora por terras ribeirinhas de beleza paradisíaca.
Também não devemos esquecer a riqueza do património histórico - cultural deste concelho que está subjacente nos locais visitados, nomeadamente em S. Martinho de Mouros Cárquere , onde as lendas, as tradições e a história, andam de mãos dadas.
Esta actividade culminou com uma sessão de boas vindas no Auditório Municipal, na qual estiveram presentes o Presidente da Câmara e o Director da Escola.
Finalmente e como referência à doçaria regional, numa atitude de grande amabilidade, foram oferecidas cavacas a todos os participantes , para que sempre se recordem do primeiro dia neste lindo concelho.

A professora Arminda Lemos

Reflexão sobre práticas educativas

Os conhecimentos da Psicologia do Desenvolvimento permitem-nos não só conhecer a evolução do ser humano, bem como caracterizar as etapas do desenvolvimento com as suas especifidades e semelhanças.Há teorias que consideram a aprendizagem como resultado de um processo genético a nível físico e mental e o papel do meio ambiente é secundário. Outros consideram que a aprendizagem sofre influência directa do meio ambiente. Porem actualmente preconiza-se que a aprendizagem é o resultado da interacção entre o sujeito e os objectos através da alteração e modificação de estruturas cognitivas, que irão permitir uma progressão de estádios de desenvolvimento.
Sendo assim, espera-se que o professor seja um mediador entre o indivíduo e os objectos devendo dinamizar, orientar e coordenar os processos de aprendizagem. Quando numa turma, nos aparece um caso complexo é pertinente considerar o desenvolvimento físico, cognitivo e social do aluno em questãoO aluno problemático é quase sempre proveniente de uma família disfuncional e de um contexto sociocultural desfavorecido. Temos que entender que o binómio hereditariedade/ meio é muito importante para que possamos conhecer o individuo e as suas estruturas cognitivas.
O contexto socioeconómico e sociocultural influenciam de forma directa o comportamento do ser humano. De acordo com o modelo transaccional, o individuo e o meio são partes integrantes de um sistema dinâmico. O individuo afecta o meio e recebe influência deste. Há que salientar a importância dos contextos imediatos: a escola, a família, e os vizinhos, analisados como sistemas dinâmicos. Na escola, a criança interage com os seus pares, a criança é vista como um microssistema. Também é relevante a relação entre a família e a escola, estamos no âmbito do mesossitema O local de trabalho dos pais também influencia a criança. Cada vez mais se nota o “peso” dos mass-média na formação do indivíduo, isso é um exossistema As políticas governamentais também intervêm no sistema educativo e por vezes fragilizam-no, está aqui subjacente a ideia de macrossistema. Todos sabemos que o processo educativo é por excelência um espaço de interacções, como já referi anteriormente, a criança vai interagir com os seus pares e com os adultos. As formas duradouras de interacção estão intimamente ligadas aos processos proximais. Exemplo disso são as relações entre os pais e a criança e as relações que as crianças estabelecem com outras crianças. De acordo com o modelo ecológico de Bronfreenbrenner a interacção tem que acontecer numa base regular em longos períodos de tempo.
Por exemplo, um docente que esteja muitos anos numa escola vai conhecer melhor os seus alunos e poder trabalhar melhor com eles. Dai como todos já sabemos é primordial a estabilidade do corpo docente de forma a que possa haver confiança mútua e reciprocidade entre professores e alunos. Pois é necessário despender muito tempo para que estes intervenientes no processo educativo se conheçam devidamente.Também considerei importante para a prática educativa , a análise das etapas do desenvolvimento cognitivo, pude constatar que apesar de trabalhar com adolescentes, do ponto de vista cognitivo, há uma discrepância enorme, como eu já imaginava, entre a idade mental e a idade cronológica, as crianças com NEE que eu tenho vindo a acompanhar não conseguem sequenciar uma história, o pensamento é governado pela aparência e não pela necessidade lógica. Desta forma isto pode nos auxiliar a arranjar estratégias mais diversificadas para chegar até estes alunos e motivá-los. Também achei importante saber que as crianças que apresentam dificuldade em exprimir-se adequadamente, podem ter tendência a desencadear um comportamento agressivo.Penso que as crianças com dificuldades de aprendizagem ou com distúrbios hiperactivos, por vezes perturbam o bom funcionamento das aulas porque não conseguem estar concentradas, e querem que lhes dêem atenção. É importante conversar com eles e incutir-lhes confiança, atribuindo-lhes tarefas simples que eles sejam capazes de realizar de forma a que se sintam verdadeiramente integrados.
Professora Arminda Lemos

Arranque Ano Lectivo 2009-2010

Na passada sexta feira, dia 11 de Setembro procedeu-se ao início do ano lectivo, nesta data foi também comemorado o Dia dos Diplomas, com a entrega dos diplomas aos alunos que mais se destacaram no ano lectivo transacto.
Estiveram presentes várias entidades ligadas à autarquia e ao ministério da educação, entre as quais o Presidente da Câmara, a vereadora da cultura, O Director da Escola e uma representante da Equipa de Apoio às Escolas do Douro – Sul.
Os alunos estavam entusiasmados como é habitual no inicio de cada ano lectivo.
Esperamos que no corrente ano todos se empenhem no sentido de obterem bons resultados e que o sucesso escolar seja uma meta por todos atingida.
Mais uma vez a BEgas esteve presente neste evento e deseja a toda a comunidade educativa um bom ano lectivo.
A Cordenadora da Biblioteca: Professora Arminda Lemos

Dia Internacional da Literacia


O dia 8 de Setembro foi designado como o dia Internacional da literacia.
Segundo definição da Unesco, literacia é a capacidade para identificar, compreender, interpretar, criar, comunicar e usar as novas tecnologias de acordo com diversos contextos.
A leitura e a literacia são como um projecto de vida na educação dos jovens para a cidadania e para a sua integração na sociedade.
É nos países anglo-saxónicos que surge pela primeira vez o termo literacia; em Portugal tínhamos o termo “ literato” e “ letrado”, mas ambos estão associados ao conhecimento literário.
Este novo conceito também se distingue do que se entende por “alfabetização”. Enquanto este se refere ao facto de se ser ou não iniciado na escrita, tendo adquirido um conhecimento “ estável” ou estático, aquele que tem um significado mais amplo, reenviando às capacidades de utilização da língua escrita, tratando-se de um conhecimento em permanente construção.
(…) Ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. “Literacia significa saber como aprender.” (Stripling,1992).
A Biblioteca pode ser o espaço privilegiado para a concretização desta escola do século XXI que forma futuros adultos leitores e consumidores críticos de informação. Podemos afirmar, apesar de todas as falhas que ainda existem a vários níveis, que o acesso à informação é hoje cada vez mais facilitado, graças aos computadores e em particular à internet.
Alarga-se assim o conceito de leitura a tarefas mais específicas e complexas. De acordo com a definição de literacia da O.C.D.E., Inês Sim Sim sublinha a importância da leitura.
“Ler hoje é fundamentalmente aceder ao conhecimento através da reconstrução de informação contida no texto, o que implica uma íntima e permanente interacção entre o leitor e o texto. O leitor tornou-se num construtor de significado e a leitura transformou-se na porta de acesso ao conhecimento” (Sim-Sim-1993).
Hoje em dia, para além da leitura tradicional, podemos considerar uma nova dimensão na leitura e da literacia, a literacia digital que surgiu com o aparecimento das novas tecnologias e está cada vez mais a ser utilizada. Vivemos numa sociedade informatizada, sob a égide do paradigma digital.

Professora: Arminda Lemos