No dia 1 de Outubro comemora-se o 19º aniversário do Dia Internacional do Idoso.
Sendo a vida humana um projecto, devemos valorizar cada etapa, como momento de evolução. Envelhecer significa procurar um sentido para esta caminhada que é a vida. A terceira idade é “ um cofre de experiências acumuladas ao longo da vida”. O futuro é um tesouro que continua à disposição de todos.
É necessário cultivar a arte de envelhecer e respeitar a terceira idade. Todos países deveriam cuidar bem dos seus idosos para que todos tivessem uma melhor qualidade de vida.
Segundo estudos no âmbito da estatística, o número de idosos tem aumentado, em particular o grupo com 80 e mais anos. Na sua maioria (58,2%), os idosos são mulheres. Nos próximos 25 anos o número de idosos poderá mais do que duplicar o número de jovens. A maioria dos idosos vive com o cônjuge. Cerca de um quarto dos indivíduos dos 50 aos 69 anos de idade e que deixaram o último emprego trabalharam durante 40 a 44 anos, sendo o limite de idade de reforma obrigatória a principal razão para a reforma. 62% dos indivíduos entre os 50 e 69 anos - com pensão de reforma ou que, não recebendo, tinham direito a ela - apontaram como motivo principal para continuar a trabalhar a necessidade de ter um rendimento familiar suficiente.A proporção de idosos que utilizam computador e Internet tem vindo a aumentar.
Alguns dos nossos alunos da turma do 10ºD do curso de Animador socio-cultural,vestiram-se a rigor e brincaram para comemorarem este dia.
A equipa da BEgas
Parabéns a toda a equipa da BEgas pelo óptimo trabalho que estão a desenvolver, não esquecendo a participação dos alunos!
ResponderEliminarGostei muito do novo visual!