Dia 26 de Outubro: Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


Tal como é designado pelo Manifesto da IFLA/UNESCO, a Biblioteca Escolar deve desenvolver nos alunos competências a nível de aprendizagem, tecnologias de informação e literacia que lhes estimule a imaginação e que permita formar cidadãos responsáveis.
A Biblioteca deve ser um espaço físico agradável e confortável. Parafraseando Henri Miller (1987)” Sentar-se e desfrutar a leitura de uma obra é como ocupar um lugar no paraíso”.
“ A Biblioteca Escolar existe numa tentativa de aproximar o aluno do livro e o livro do aluno, numa relação de permanente dialéctica e complementaridade do livro como fonte do conhecimento e do prazer.” (Gama, 2001, p 718)
A Biblioteca Escolar é um espaço privilegiado no âmbito da promoção da leitura. Tem por objectivo fazer leitores, proporcionando-lhes uma grande variedade de textos e momentos de partilha e reflexão. Deve contribuir para o melhor uso das informações e das aprendizagens, servindo de reforço ao trabalho pedagógico, recorrendo a estratégias diversificadas, estreitando e desenvolvendo as relações com a sala de aulas.
A BEgas não podia esquecer data tão importante, desta forma contou com a preciosa colaboração dos alunos do 9º Ano, turma A, que procederam à dinamização da leitura do Conto “A Aia” de Eça de Queiroz. A Dra. Ana Pinto, Bibliotecária Municipal, disponibilizou-se para participar nestas actividades e fez também uma interessante palestra sobre a História do Livro e das Bibliotecas. Estiveram presentes alguns encarregados de educação.
Ainda neste âmbito, está disponível na BEgas um jogo alusivo a este dia, para que todos os interessados possam jogar e descobrir como funciona a Biblioteca.

Arminda Lemos

( Professora Bibliotecária)

Sem comentários:

Enviar um comentário