Dia Internacional dos Direitos da Criança: Dia 20 de Novembro


Neste dia poderia falar de como são lindas e maravilhosas as crianças e que há muito a fazer por elas. Mas só isso não é suficiente!
A Declaração Universal dos direitos da criança existe e foi ratificada pelas nações unidas em 1989.
A Convenção contém 54 artigos e assenta em quatro pilares fundamentais:
• a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
• o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.
• a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades .
• a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.
Sendo assim, não se entende como ainda morrem diariamente e em todo o mundo, tantas crianças com fome e maus tratos. Vale a pena reflectir sobre esta problemática!
A Equipa Pedagógica e os alunos da turma do PIEF- CEF - Geriatria, elaboraram cartazes referentes a esta temática. Os alunos procederam ainda à leitura expressiva de um conto alusivo à data.

A Equipa da BEgas, como é habitual, esteve presente !

Sem comentários:

Enviar um comentário