Dia 9 de Fevereiro- Dia Europeu da Internet Segura



No próximo dia 9 de Fevereiro, celebra-se mais uma edição do Dia da Europeu da Internet Segura. Cerca de 60 países se vão associar a esta iniciativa. O projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC- Agência para Sociedade do Conhecimento e que também envolve a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional - FCCN e a Microsoft Portugal, preparou uma série de eventos por todo o território nacional de forma a assinalar o dia na sensibilização para a temática de uma navegação segura da Internet.
Brevemente serão disponibilizadas mais informações sobre as celebrações do Dia Europeu da Internet Segura 2010, subordinado ao tema: Pensa antes de publicares!
O sítio do projecto Internet Segura, disponibilizado ao público em Julho de 2007, tem estado a ser alvo de intervenções técnicas com vista à melhoria do nível de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais. O Portal Internet Segura está neste momento em conformidade Triplo A com as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo Web (WCAG1.0) do W3C.
Será ainda implementado a curto prazo o novo "selo de acessibilidade" disponibilizado pelo Programa de Acesso, da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento. A nova certificação de acessibilidade permitirá ao utilizador submeter para análise uma qualquer página do sítio, ficando a saber no momento se a página submetida apresenta erros de acessibilidade. Esta acção pode resultar na alteração imediata da classificação do Portal ao nível de acessibilidade, caso sejam detectadas situações irregulares.
Outras alterações estão em curso. A secção de Perigos e Prevenção será actualizada brevemente, com a inclusão de novas tendências ao nível de aplicações na Internet.
Estes conteúdos estão a ser preparados de forma a garantir ao cidadão um acesso claro aos problemas e soluções existentes quando se navega na internet.
 Pesquisa elaborada pela Equipa da BEgas

Sem comentários:

Enviar um comentário