Livro do Mês de Maio


“ A filha da minha melhor amiga”

É um livro emocionante, que conta a história de duas amigas inseparáveis, Kamryn Matika e Adele Brannon, no entanto, um homem separa-as, uma vez que Adele se envolve com Nate, o noivo da sua amiga Kamryn, desse envolvimento nasce uma filha, Tegan.
Alguns anos depois, Adele adoece (leucemia) e apela a Kamryn que adopte Tegan, apesar de tudo, ela aceita o apelo e assim inicia uma nova aventura, pois cuidar de uma criança de 5 anos, não é fácil.
Kamryn conhece Luke, apaixona-se, reencontra o ex-noivo, vive momentos confusos, mas o amor fala mais alto e acaba por ficar com Luke. A pequena Tegan, conhece Nate, mas prefere Luke como o pai.
Tudo isto, nos leva a reflectir, sobre a traição, o perdão, a responsabilidade, a amizade, o amor e o auto-conhecimento.
Vale a pena ler.

A Assistente Técnica

Dália Pinto



 

25 de Abril Imagens e sons da revolução


Integrada nas comemorações do 25 de Abril, vai ter lugar hoje na Escola das 13, 30 às 16, 40 uma actividade promovida pelo Grupo de História, cujo tema é  "25 de Abril  imagens e sons da revolução".
Este evento consta de documentários sobre esta temática e nos intervalos músicas de intervenção, ou seja, alusivas ao 25 de Abril.
Um acontecimento a não  perder! Vamos recuar no tempo até 1974!

A Equipa da BEgas

Visita de Estudo a Coimbra


Realizou-se na passada Sexta-Feira, dia 23 de Abril, uma Visita de Estudo para todos os alunos da Escola. O destino era a encantadora cidade de Coimbra. Saímos de Resende  por volta das 8, 30h e regressamos cerca das 22h.
Os alunos visitaram o museu da Ciência, o Exploratório e o Jardim Botânico. No regresso, passamos por Viseu onde se efectuou a visita ao Palácio do Gelo.
Foi muito interessante porque foram professores, funcionários e todos os alunos da Escola. Houve grande convívio, animação e entusiasmo geral! 
Restam-nos as imagens para recordar estes momentos bem passados por terras do Mondego. E como todos sabemos, as imagens falam por si e valem mais do que mil palavras!

A Equipa da BEgas

25 de Abril : A Revolução dos cravos


O regime que vigorava em Portugal desde 1933 cedia, de um dia para o outro, à revolta das forças armadas, lideradas por jovens oficiais.
 O levantamento, usualmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 por oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Os oficiais de baixa patente, os oficiais milicianos, estudantes recrutados, muitos deles universitários, vendo suas carreiras interrompidas, cedo aderiam.
É consensual  dizer-se que  com essa   revolução, o povo português, oprimido durante décadas, conquistou a  liberdade.
 Denomina-se "Dia da Liberdade" o feriado nacional instituído em Portugal para comemorar a revolução iniciada no dia 25 de Abril de 1974.
Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de Estado militar que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar e aos acontecimentos históricos, políticos e sociais que se lhe seguiram, até à aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976.

 Pesquisa efectuada  na Wikipédia, pela Equipa da BEgas

Dia internacional do Livro na BEgas

Segundo conta a história, a comemoração do Dia Mundial do Livro, teve origem na Catalunha, no dia 23 de Abril, dia de São Jorge, onde uma rosa era oferecida a quem comprasse um livro.
Recordando esta homenagem, a BEgas não esqueceu esta data e aproveitou para oferecer um marcador com uma flor, aos leitores que requisitarem livros no dia 26 de Abril, porque no dia 23 de Abril estivemos encerrados devido à Visita de Estudo. 
Venha comemorar connosco. Nesta data, os livros ganham vida!

A Equipa da BEgas.

23 de Abril - Dia Internacional do livro

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autónoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de Outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de Fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de Abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor, em virtude de a 23 de Abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.

Pesquisa Efectuada na Wikipédia, pela Equipa da BEgas

Exposição de trabalhos realizados na disciplina de Educação Tecnológica.


Hoje, dia 14 de Abril, esteve no polivalente da Escola uma exposição promovida pelo grupo 530, designadamente, Educação Tecnológica.
Estiveram expostos trabalhos diversificados elaborados ao longo do 2º Período, pelos alunos das turmas A, B e C do nono ano, no âmbito da Tecnologia Têxtil.
Foi uma exposição onde a criatividade e o bom gosto estiveram presentes!
Parabéns para todos aqueles que estiveram envolvidos nesta actividade.

 A Equipa da BEgas


Exposição: Portugal na 1ª Guerra Mundial (1916-1918) “ Imagens e Testemunhos”.


No âmbito das Comemorações do Centenário da República, a que a nossa Escola aderiu, está patente na BEgas de 12 a 23 de Abril,  uma exposição de fotos, cuja temática é  a participação  de  Portugal na 1ª Guerra Mundial (1916-1918) “ Imagens e Testemunhos”.
Esta exposição é dinamizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, designadamente pelo Grupo de História.
Trata-se de um evento interessante que todos devem visitar, quer pelo realismo das suas imagens, quer pelo seu valor histórico.

Venha à BEgas e viaje até ao passado!
    

 A  Equipa da BEgas

Livro do Mês de Abril

Esta obra fala-nos de uma viagem ao deserto. Ao longo da viagem, o autor conhece Cláudia, uma jovem loira e interessante. Entre eles nasce uma grande amizade, repleta de cumplicidade que os vai levar a um sentimento mais profundo.

Tendo como pano de fundo o deserto, o livro é cativante pois todas as peripécias da viagem, vão aproximando cada vez mais o autor e Cláudia.

Porém o tempo passa e eles afastam-se, cada um segue o seu caminho, a vida separa-os para sempre, sem haver tempo para dizer adeus, mas resta sempre uma saudade daqueles dias passados no deserto.

Um livro a não perder, quer pela riqueza da narrativa e descrição do deserto, quer pelos sentimentos implícitos ao longo da obra. Cada capítulo é um convite à leitura.


Professora :

Arminda Lemos