Livro do mês de Setembro: As neves do Kilimanjaro

Este livro reúne vários contos interessantes que traduzem com realismo as vivências humanas, a fragilidade humana, a cobardia, a luta pela sobrevivência e o dualismo vida/ morte. Estes temas são aqui retratados de forma clara e objectiva e levam-nos a reflectir sobre a dimensão humana e o carácter efémero que lhe é inerente. 
A redescoberta do amor lado a lado com a luta pela sobrevivência são os “ingredientes” que o autor utiliza para captar a atenção do leitor, numa perspectiva em que a realidade não é esquecida.
A obra prima de Ernest Hemingway que dá o título a este livro, e já foi adaptada ao cinema, conta-nos a história de um escritor que foi ferido num safari em África e que está a agonizar devido a uma gangrena fulminante. A sua mulher tenta animá-lo acompanhando-o nesta batalha final. O escritor recorda os seus antigos amores e os livros que escreveu ao longo da sua vida, enquanto caminha a passos largos para a morte.
Vale a pena ler este e os outros contos deste volume, para que possamos apreciar a profundidade e a grandiosidade da obra deste autor, cujos temas são sempre actuais e pertinentes.
Prof Arminda Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário