O escritor José Saramago, único prémio Nobel de Literatura em língua portuguesa, completaria nesta terça-feira 88 anos, senão tivesse falecido em Junho passado.
Nascido em 16 de novembro de 1922, Saramago começou a escrever cedo, mas só depois é que enveredou para a literatura. Seu primeiro livro foi escrito em 1947, Terra do pecado. Começava ali a sua trajectória literária. Vieram então Memorial do Convento, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Ensaio sobre a Lucidez, A viagem do elefante e Caim.
O escritor faleceu no dia 18 de Junho deste ano, aos 87 anos de idade. Ele não conseguiu resistir a uma leucemia que o vitimou.
José Saramago continua a habitar em muitos leitores e, como alguém disse, também nos corações das pessoas, para além das bibliotecas", lê-se na página da fundação com o nome do escritor a propósito da efeméride.
A inauguração de uma sala José Saramago na Biblioteca Municipal de Lisboa (Palácio Galveias), a antestreia do documentário "José e Pilar" e o lançamento de um livro marcam as comemorações do 88º ano do nascimento do escritor, que morreu no passado dia 18 de Junho.
"Novembro mês de Saramago" é o lema das comemorações que decorrem em várias localidades portuguesas e em várias cidades do estrangeiro.
Depois da morte do escritor, a 18 de Junho de 2010, as vendas dos livros do Prémio Nobel da Literatura dispararam.(Pesquisa efectuada no Diário Digital e na Revista Lux)
Prof. Arminda Lemos
Sem comentários:
Enviar um comentário