Dia 1 de Dezembro: dia mundial da luta contra a SIDA.


A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente.
Este vírus, potencialmente mortal, surgiu no princípio da década de oitenta e já matou mais de vinte milhões de pessoas nos últimos vinte anos. Até hoje não foi possível encontrar nem a cura, nem uma vacina para o tratamento eficaz desta doença que afecta pessoas de todas as idades e de todos os continentes

Alguns sites úteis realacionados com este tema:

EDUSIDA Visão global de recursos práticos (2009) http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001584/158428por.pdf
A EDUSIDA é uma iniciativa da ONUSIDA dirigida pela UNESCO. Tem por objectivo a prevenção do alastramento do HIV através da educação, e a protecção das funções principais do sistema educacional contra os piores efeitos da epidemia.
OMS/WHO http://www.worldaidsday.org/ e http://www.worldaidscampaign.org/
Portal da Comissão Nacional (Portugal) http://www.sida.pt/

Liga Portuguesa Contra a SIDA http://www.ligacontrasida.org/

Associação Abraço http://www.abraco.org.pt/

 Pesquisa efectuada pela  Equipa da BEgas

Sem comentários:

Enviar um comentário