Dia De S. Valentim


A história do Dia de São Valentim remonta a uma homenagem a São Valentim que viveu na altura do Império Romano. A associação com o amor romântico chega só no final da Idade Média.
Tudo começa quando um bispo chamado Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido o casamento durante as guerras que travavam pois acreditava que os soldados solteiros eram melhores combatentes.
Porém Valentim, continuou a celebrar casamentos, casando-se ele próprio secretamente, apesar da proibição do imperador. Quando foi descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam-lhe flores e bilhetes onde diziam acreditavam no amor. Na prisão apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de morrer a 14 de Fevereiro, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de adeus, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “Do seu Valentim”.
Desde o Império Romano, nós celebramos a união e o amor, no dia de S. Valentim, ano após ano, durante séculos.
No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adoptada um século depois nos EUA, tornando-se o Valantine´s Day
O dia dos namorados está hoje associado com a troca mútua de recados e presentes de amor com forma simbólicas. A silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas são os símbolos eleitos para este dia.
Tendo em vista a comemoração desta data, os alunos da Educação Especial elaboraram trabalhos,integrados na temática dos afectos,  designadamente: cartazes, marcadores de livros, cartões,  etc,  trabalhos esses que  estão expostos na BEgas.

 Prof. Arminda Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário