Livro do mês: Maio 2011


                     A  Casa dos Espíritos                                                Isabelle Allende
 
O livro conta a saga da família Trueba, cujo patriarca é o latifundiário Esteban Trueba. O romance tem sua narrativa caracterizada por uma notável lucidez histórica e social e mostra uma visão dura da história chilena, entre 1905 e 1975. O livro combina magia e realidade e Isabel Allende empresta a sua visão muito pessoal do realismo fantástico inserido na Casa dos Espíritos.
Esteban Trueba, um jovem ambicioso, dispõe-se a trabalhar arduamente numa mina, durante dois anos, para fazer fortuna e assim poder casar-se com Rosa. Mas ela morre subitamente, depois de uma premonição da irmã Clara. Esteban desgostoso, abandona a mina e passa a viver só, numa velha fazenda abandonada. Torna-se um latifundiário rico, poderoso, cruel e reaccionário. Vários anos depois da morte de Rosa, Esteban casa-se com Clara, que era dotada de poderes paranormais . Vai viver com o casal, a irmã dele, Férula.
Nasce Blanca que, na infância, brinca com Pedro, filho do capataz, o que leva o pai a mandá-la para o internato, com medo de que ela se “misturasse” com os nativos. O casal tem mais dois filhos: os gêmeos Jaime e Nicolau. Esteban tem ciúmes da amizade de Clara com Férula e expulsa a irmã de casa.
Quando Blanca volta do internato torna-se amante de Pedro, então líder da rebelião dos empregados e futuro activista político. O jovem é banido da propriedade pelo patrão. Trueba teve ainda um filho ilegítimo com uma camponesa, um jovem estranho, que sempre reaparece misteriosamente para pedir dinheiro ao pai rico e que cumprirá depois um papel importante na históriaInformado pela mulher de que Blanca estava grávida, Esteban, que tinha ambições políticas e não queria “manchas” na família, a obriga a casar-se com um pretenso conde francês.
Pedro e Blanca lutam por justiça social e depois saem do país. Alba segue o caminho dos pais e é presa e torturada. Como pano de fundo desta saga familiar, está a história do Chile em boa parte deste século, culminando com o golpe militar de 1973Catorze capítulos e um epílogo integram o romance, que é narrado por três personagens: Esteban Trueba, Clara, em seus cadernos de anotar a vida, e a neta deles ― Alba.
Realismo fantástico atrelado à mais dura realidade chilena, a história é uma saga que se estende por três gerações de uma mesma família. Um livro muito interessante!

Prof. Arminda Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário