Vencedores do Concurso Inês de Castro

Um grupo de três alunos da turma do 12.º ano do Curso Profissional de Informática de Gestão da Escola Secundária obteve o 1.º prémio no concurso “Inês de Castro” promovido pelo Plano Nacional de Leitura em conjunto com a Fundação Inês de Castro e com o patrocínio da Ydreams.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 30 de Maio, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, onde os três alunos acompanhados pelo professor de Português se deslocaram para receber o prémio.
Subordinado à temática dos “Percursos de Pedro e Inês”, na modalidade de Caça ao Tesouro, o conteúdo do trabalho elaborado e apresentado pelos alunos assentou na definição de um “percurso” pelos contextos e lugares históricos, geográficos, literários, afectivos, alusivos ao tema. A pesquisa foi feita a partir de leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.
A elaboração do jogo Caça ao Tesouro – Percursos de Pedro e Inês – obedeceu aos seguintes requisitos: elaboração de um mapa que permitisse uma fácil visualização da área de jogo; explicação da Caça ao Tesouro (objectivos, estratégias, modo de jogar, tarefas a realizar, propostas de execução, número de jogadores...); enigmas alusivos ao tema, com pistas a permitirem, em cada etapa, o acesso ao enigma seguinte; definição de um “tesouro” para representar o fecho e o clímax do percurso definido; fontes bibliográficas da pesquisa.
Os alunos receberam como prémio um fim-de-semana nos hotéis do Grupo “Lágrimas Hotels & Emotions”, com direito a acompanhante e jantar e a Escola Secundária D. Egas Moniz recebeu um cheque livro no valor de 50,00 euros.

 Pesquisa efectuda  no site  da Câmara Municipal  de  Resende

Sem comentários:

Enviar um comentário