Eco-Código sobre Energia

 

















Os alunos do 7º D, turma PCA, elaboraram na Disciplina de Área de Projeto, com a Professora Cláudia um Eco-Código sobre Energia, trabalho esse, inserido no Projeto Eco-Escolas.
Trata-se de uma imagem do sol, elaborada em cartolina e todos os seus raios contêm informações sobre a diminuição do consumo de energia.
Este é um trabalho muito interessante que a todos ensina a não desperdiçar energia e em época de crise, estas dicas são mais do que necessárias!
Poupar energia é algo muito importante, pois significa diminuir a quantidade de energia utilizada na realização de qualquer acto do nosso quotidiano. Poupar energia tem várias vantagens – economiza-se dinheiro e ajuda-se o ambiente. A produção de energia requer recursos naturais preciosos, por exemplo carvão, petróleo ou gás. Assim, gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos e a mantê-los durante mais tempo.
Vale a pena refletir sobre isto!
 Prof. Arminda Lemos

Exposição de máscaras na BEgas

Os alunos do 8º ano, turmas PIEF, elaboraram máscaras de Carnaval, em pasta de papel e argila, máscaras essas que de que estão exposta na BEgas.
Trata-se de uma exposição bastante interessante que revela muita qualidade e criatividade. Os referidos alunos fizeram também uma pesquisa alusiva à história das máscaras, à origem da palavra, à tradição carnavalesca, não esquecendo os caretos de Podence.
Estes textos complementam a exposição para que todos os visitantes sejam completamente esclarecidos sobre o historial do Carnaval , em Portugal, em Veneza e no Brasil. Estes alunos estão de parabéns!
 A BEgas agradece à Prof Delfina, nossa grande colaboradora,  pois   sempre se disponibiliza  a decorar a BE, imprimindo-lhe o seu  bom gosto e aos alunos do 8º ano pelo seu  excelente trabalho e  desde já aproveita para desejar a todos um Carnaval muito divertido.
 Prof. Arminda Lemos

Dia de S. Valentim

Os alunos do 12º C colocaram na BEgas uma caixa onde está depositada a correspondência referente ao dia de S. Valentim. A referida caixa é vermelha, junto a ela está um grande coração com a frase   " Partilha o teu amor com a tua cara metade”.
Os alunos do 11º B, técnicos de apoio psicossocial, vão organizar a atividade Psicosentimentos, na sala 8, destinada aos alunos do Ensino Básico.
E apesar dos tempos de crise... o amor neste dia paira no ar, porque ele é intemporal! Por isso, ninguém se deve esquecer de tal data!
Poderia colocar aqui lindas mensagens de amor...que apelassem ao sentimento, mas para que não seja  considerada  " piegas"... por que tal pelos vistos não é de bom tom, apenas digo, que não se esqueçam da data e sejam românticos(as), não só hoje mas ao longo de todo o ano!

  Prof. Arminda Lemos

Dia da Internet segura- 7 de Fevereiro de 2012

                                                 
A comunicação e a publicação de informação na Internet não é supervisionada por nenhuma entidade. A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores (entre eles, os mais jovens) sem qualquer restrição ou controlo.
Pensar que a Internet não encerra perigos ou que estes só afectam os outros é assumir uma atitude distante e pouco informada. Por outro lado, adoptar visões alarmistas só ajuda a ocultar a realidade.
Tomar consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizar, orientar as actividades das crianças e adolescentes na Internet, podem ser as chaves para garantir uma utilização em segurança.
Navega de forma esclarecida.
Regras básicas para navegar em segurança:
Apesar dos vários recursos que encontras na Internet implicarem diferentes riscos e a adopção de medidas de segurança diversificadas e adequadas, há 3 regras fundamentais que nunca podes esquecer:
- Nunca reveles o teu nome, número de telefone, endereço, palavras-passe, ou quaisquer outras informações pessoais, mesmo que estas te sejam pedidas nos sítios Web que visitas.
- Se algo que estás a ler ou a ver no computador te fizer sentir pouco à vontade, desliga-o.
- Nunca aceites encontrares-te pessoalmente com alguém que conheceste online.
-Não te esqueças que qualquer pessoa pode criar um sítio Web, sem qualquer tipo de obstáculo. Por isso, precisas de verificar, questionar e avaliar a informação que está disponível.

Sugestões para identificar informações erradas

- Pensa sobre o que encontras quando navegas na Internet. Qual é o objectivo do sítio? Divertir? Vender? O sítio contém informações que possibilitem o contacto com o autor, ou uma secção "Quem somos"? O sítio é patrocinado por alguma empresa, pessoa, ou é um local de conversa público? A Internet é o melhor local para encontrar a informação que se procura?
- Verifica as informações que recolhes online, comparando-as com outras fontes. Consulta outros sítios Web ou meios de comunicação social-jornais, revistas e livros-para confirmar a autenticidade da informação.
- Utiliza outros recursos de informação, e não apenas a Internet. As bibliotecas ou as enciclopédias em CD-ROM, como a Microsoft Encarta, permitem-te aceder a fontes de informação alternativas.
- Usa técnicas eficazes de pesquisa de informação online, pois isto irá melhorar muito a capacidade de obtenção de informações com qualidade. Uma forma de o fazer consiste em utilizar diversos motores de pesquisa, e não apenas um. Para mais dicas sobre como pesquisar na Internet, pede sugestões aos teus pais ou aos teus professores.

Faz transferências em segurança :
1- Faz uma pausa antes de abrires ficheiros anexos ou clicares em hiperligações.
2- Faz transferências apenas de sítios fidedignos.
3- Respeita a legislação em vigor.
4- Instala e usa os programas de partilha de ficheiros com cautela.
Pesquisa feita em
netsegura.eb2-valpacos.rcts.pt/comunidade.htm
 Prof. Arminda Lemos