Feira do livro na BEgas

A partir de hoje e até ao dia 1 de junho vai está na BEgas uma feira do livro promovida pela livraria TECLIBER.
Os livros estão a preços muito  reduzidos. Havendo descontos de 20% a 80%.
Há  também livros de preparação para exame!
Não percas esta oportunidade! Visita a BEgas!

 A Equipa da BE

Livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa


Estão disponíveis gratuitamente online no site da Casa Fernando Pessoa.
Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo, que é riquíssimo.
Com o site, bilíngue (português e inglês) e disponível em http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt%20./
Em qualquer lugar do mundo, com uma ligação à Internet, é possível consultar, página a página, os cerca de
 1140 volumes da biblioteca, mais as anotações - incluindo poemas -que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros.

Exposição " A minha família está na História "


Está na BEgas de 17 a 25 de maio, mais uma exposição promovida pelo Grupo de História, nomeadamente pelo professor Rui Pedro Ribeiro, que dinamizou esta atividade.
A exposição tem como título “ A minha família está na História”. Trata-se de uma exposição de cartazes com as árvores genealógicas dos alunos, como já se verificou há dois anos.
É uma atividade bastante interessante e criativa, que tem como objetivo desenvolver o gosto pela investigação e pelo estudo do passado, levando a que os discentes adquiram consciência de si e dos seus antepassados como agentes da história.
Os cartazes foram elaborados pelos alunos do 7ºB, 8º D e 8ºE.
Estão todos de parabéns!
Vem até à BEgas e visita esta exposição!

 Prof. Arminda Lemos


Concurso " Como seria um dia sem os media?"

Slogans – tema: Como seria a vida sem os media ?
Seleção feita no agrupamento em 11/05/2011
3º Ciclo
1º lugar “ Sem informação terás uma vida de solidão.”
Francisco Rodrigues – 8º C
2º lugar
“Se queres estar bem informado, os media são um bom aliado”
Cristiana Pinto 8º C
3º Lugar
Sem os media, seria voltar à idade média.”
Jorge Truta nº 11 8º C
Secundário:
1º Lugar “ A vida sem os media é como um regresso a um passado sem futuro.”
Diana Catarina Pereira Ribeiro, nº 12- 12º A
2º Lugar “ A vida sem os media é como uma caneta sem tinta.”
Hugo Cardoso nº 22, 10ºC
3º lugar
“ Sem os meia, voltaríamos à era do gelo.”
Sandra Torre, nº 19
10ºC
 Estão  de parabéns todos os participantes!
 
 Prof. Arminda Lemos

3º Aniversário da BEgas

A BEgas comemorou no dia 11 de maio, mais um aniversário, mais propriamente o 3º. Nesse sentido, visitaram a Biblioteca vários alunos e deixaram aqui mensagens de felicitações. Além disso, realizou-se na BEgas um bibliopaper, no âmbito da formação do utilizador, para as turmas do e 7º  E e 10º C.
Os alunos leram ainda poemas desejando felicidades à aniversariante, cantaram os parabéns à BEgas e foram distribuídos rebuçados por todos os presentes. O clima era de muita alegria e animação! A casa esteve cheia e apesar do espaço ser pequenino, com boa vontade tudo se resolveu!
Das várias mensagens deixadas à nossa aniversariante, todas elas muito bonitas, destaca-se  a mensagem do aluno Tiago André , do 8º E que passo a citar:
“ Obrigado BEgas por nos dares a alegria de podermos estudar e trabalhar, festeja o teu aniversário”.
 Finalmente foram entregues certificados aos melhores leitores, neste caso leitoras, as alunas  Tania Rodrigues e Marta Ribeiro do 10º C.
Desde já a BEgas agradece a todos pela sua participação nesta atividade.


 Prof . Arminda Lemos

Exposição na BEgas: semana da Europa

Tendo em vista a comemoração do dia da Europa, os grupos de Geografia e Economia promoveram na BEgas uma exposição para assinalar esta data. Na BEgas estão expostos cartazes elaborados pelos alunos do 7º ano. Na cantina , ao longo da semana, as ementas são diversificadas com pratos tradicionais europeus.
Alem disso neste dia realizar-se-á na BEgas uma atividade onde os alunos têm que aplicar os seus conhecimentos em relação a esta temática.
O dia da Europa é comemorado nesta data, porque em 9 de maio de 1950 Robert Schuman, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses comuns e pacíficos.Esta proposta de Robert Schuman, ficou conhecida como "Declaração Schuman", é considerada como um marco histórico, pois assinala o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".




Prof Arminda Lemos

3 de maio- Um dia com os media

Um dia com os media,  é uma iniciativa  que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.
Como seria a vida sem os media?
Já imaginaste a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
Cria uma frase/ slogan que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia.
Será atribuído, por níveis de ensino, um tablet ao autor do melhor slogan !
 Participa! Vem à Biblioteca e coloca  o teu slogan  numa caixa  que lá está destinada a esse efeito!
 Prof. Arminda Lemos

Sugestões de leitura: livro do mês- maio 2012

                                               
Um novo ano escolar acabou de começar numa selecta escola secundária masculina do Norte de Inglaterra.Começam a soprar ventos indesejados de mudança. Todo um universo de novas tecnologias e valores se tem vindo a impor e Roy Straitley, professor de Latim, excêntrico e já experiente na escola, sente-se excluído e, ainda que de forma relutante, capaz de contemplar a hipótese de se reformar. Mas, por detrás das pequenas rivalidades, disputas infantis e crises quotidianas da escola, agita-se algo mais sombrio. E um rancor, secreta e cuidadosamente alimentado durante treze anos, está prestes a eclodir. Quem é o misterioso autor das cruéis partidas que estão a tornar-se gradualmente mais violentas - e talvez fatais? Num ambiente de mistério, este livro vai prender o leitor do princípio ao fim!
Mais uma vez uma vez, esta escritora demonstra-nos que, que manobra habilmente as palavras e que consegue liderar os raciocínios de quem lê.
 Equipa da BE