Dia mundial da Sida: 1 de dezembro



O Dia mundial da Sida celebra-se a nível mundial a 1 de Dezembro, porque o primeiro caso de sida foi diagnosticado a 1 de Dezembro de 1981.
De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde existem cerca de 33,4 milhões de pessoas infectadas com o VIH em todo o mundo e todos os anos morrem 2 milhões de infectados.
A sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.

Para se desenvolver a doença, o vírus precisa ter contacto com a circulação sanguínea. Portanto, o simples contacto com a pele não é suficiente para a transmissão da doença. A pele é o nosso principal organismo de defesa, funcionando como uma barreira , impedindo que germes do ambiente tenham acesso ao interior do nosso organismo. O simples contacto de sangue na pele não é suficiente para se contrair o HIV, contanto que a mesma esteja íntegra, ou seja, sem feridas.
 O melhor modo de prevenir o HIV é através de relações sexuais com preservativos.  Mas, mesmo assim, além do preservativo, evitar uma vida promíscua também é  importante. 
A presença concomitante de outra DST, como sífilis, herpes, gonorreia aumenta muito o risco de transmissão e contágio pelo HIV.

Pesquisa efetuada em: TRANSMISSÃO DO HIV | Como se transmite  AIDS? http://www.mdsaude.com/2009/01/transmissao-hiv-aids-sida.html#ixzz2E0VrbfPR

Sem comentários:

Enviar um comentário