Dia 5 de fevereiro: Dia da Internet Segura

O objetivo principal desta data é promover o uso ético e seguro da internet e oferecer informações, guias e recursos que visam à boa conduta on-line.
Falar sobre a segurança na internet é um tema muito discutido hoje em dia, pois sempre há alguém que já caiu nas armadilhas espalhadas pela web. Um cartão de crédito clonado, um vírus avassalador que coletou todas as senhas, a quebra de privacidade, dentre outros fatores, representam uma parcela que faz a internet ter má reputação. As crianças e os adolescentes são os grandes alvos de pessoas mal-intencionadas por confiarem com facilidade nelas, sem saber reconhecer os perigos.
Para celebrar O Dia da Internet Segura, eis algumas dicas para crianças, jovens e adultos se protegerem das emboscadas on-line:
• Sempre que acessar qualquer rede social, dê logout (ou sair), ainda mais se acessá-la em computadores públicos disponibilizados em lan houses, por exemplo.
• Crie senhas difíceis e, se você é esquecido, anote-as em um lugar seguro, só do seu conhecimento. Misture letras e números, e não caia na asneira de colocar a mesma senha do cartão de crédito no Facebook.
• Deixe o navegador sempre atualizado. Eles sempre vêm com itens de proteção que fortalecem a segurança on-line;
• Acredite: o antivírus será seu melhor amigo. Por isso, crie o hábito de verificar qualquer arquivo baixado antes de abri-lo. Há antivírus que já fazem isso antes de completar o download, mas sempre é mais seguro verificar.
• Os spams no e-mail também nos podem surpreender, mas, com atenção, isso não acontecerá mais. Se algum banco lhe  enviou uma mensagem sobre alguma dívida, mas ela não existe, nem pense duas vezes e encaminhe o e-mail para a lixeira;
• Antes de fechar uma compra on-line, verifique se o site está hospedado em ambiente seguro. Veja se há o cadeado na parte inferior do browser, do lado direito.
É necessário ter sempre o máximo cuidado! Não fique com receio dever  o que seus filhos fazem na web. Verifique o que eles fazem na net e em que sites estão. Para os usuários fiéis do cartão de crédito, tente usá-lo em casa. Se prevenir faz a navegação na internet mais segura. Tudo na vida precisa de conhecimento para se criar confiança e, no universo on-line, esse pensamento também se aplica.

 Retirado de http://blog.cursos24horas.com.br/2013/02/dia-da-internet-segura/

Sem comentários:

Enviar um comentário