Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.


 
Este desafio, dirigido a duas categorias de alunos – 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário – tem como objetivos fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular dentro das escolas a colaboração entre professores, alunos, jornais, rádios, televisões e bibliotecas escolares no âmbito da Educação para os Media.

A participação no concurso é feita através da produção de dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formatos diversos (áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz), fixando-se em 21 de março a data limite para o professor bibliotecário enviar o trabalho selecionado na escola/ agrupamento, em cada uma das categorias.

Os temas base para a produção das Dicas são:
  O uso dos media na sala de aula e na biblioteca;
 A segurança nos telemóveis e nas redes sociais;
  Como evitar o plágio.

Natureza dos trabalhos

1 - Admitem-se trabalhos individuais ou de grupo com o máximo de 3 alunos, devendo cada trabalho ter um docente associado como orientador e supervisor.
2 - Os trabalhos podem ser apresentados em formato áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz, deles devendo constar ficha técnica com identificação da escola; tema do trabalho; nome e ano do(s) aluno(s); nome do professor orientador; e ano de edição do trabalho.
3 – As imagens e músicas devem estar devidamente identificadas, não podendo a sua utilização infringir direitos de autor.
4 - Os formatos áudio ou vídeo não podem ultrapassar 3 minutos de duração.
5 - Em qualquer dos formatos, os trabalhos a concurso devem ser obras originais, não sendo admitidas cópia de trabalhos já existentes.
 Mais informações em:

"Caminhos Trilhados" na BEgas

 Realizou- se ontem na BEgas, ao longo de todo o dia,  mais uma atividade referente aos "Caminhos  Trilhados",  com a  dinamização do Prof José Jorge Teixeira Mendonça .
 Trata-se de um  intelectual   com um percurso de vida  notável no âmbito  do ensino e da investigação, possuindo  um currículo  relevante na  área da Filosofia, tendo sido docente do  Departamento de Filosofia na  FLUP, durante  largos anos, exercendo o seu cargo, com um máximo de rigor e competência.  O evento foi direccionado  para as turmas  A e B  do 11º ano .
Foram  realizados trabalhos diversificados em grupos de oito alunos o que permitiu  grande interacção entre todos os participantes.
 O balanço da atividade é  deveras positivo, os  discentes mostraram-se bastante empenhados nas actividades que lhe foram propostas A simpatia e boa disposição deste Professor  cativou todos os  intervenientes  nesta atividade!
 
 Logo que seja possível serão aqui publicadas  fotos deste evento.

 Prof. Arminda Lemos

Guiões de Educação Género e Cidadania


Estes documentos de orientação pedagógica constituem uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), apoiada pelo POPH, através do Eixo 7 – Igualdade de Género, ao nível da sua conceção e da sua publicação e apoiada, pela Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), que validou a adequação do seu conteúdo ao currículo e às orientações curriculares do Ministério da Educação.
 Mais  informações em :

Sessões de leitura - Histórias de encantar

Os alunos da Educação Especial estiveram hoje na BEgas para uma sessão de leitura no âmbito da comemoração do dia de S. Valentim. Esta sessão foi dinamizada pela Prof. Amália Bento nossa gentil colaboradora. Os alunos estiveram muito atentos e empenhados nesta atividade!

 Aqui ficam algumas fotos deste evento!

 


 
 Prof. Arminda Lemos

Concurso Miss e Mister

 Realizar-se  -á    no dia 15 de fevereiro, no celeiro  de Aregos, Concurso Miss e Mister. Trata-se de um evento muito interessante e que costuma  ter grande impacto junto  da comunidade!
 Bem haja  a todos os que estão a dinamizar  este  evento!

O amor através das palavras


Já está na BEgas uma caixinha, para que os alunos coloquem algumas mensagens  de amor , no âmbito da comemoração do dia de S. Valentim.
A Biblioteca está também decorada com muitos corações,  que poderão servir de inspiração para lindas palavras e frases apaixonadas!
Ao longo desta semana, quando  fores à   BEgas , não te esqueças...  deixa  a tua mensagem romântica!
 
 
 
 

Divulgação de recursos:


 
Pequenas antologias de poetas portuguese​s.
 Para quem gosta de poesia!

 Consultar

Comemoração do dia da Internet Segura


 
Os  alunos da Educação Especial estiveram hoje na BEgas no âmbito das comemorações do Dia da internet segura. Os alunos  viram uma apresentação em PowerPoint referente aos  perigos de uma  utilização indevida da internet e foram ainda alertados para esta  problemática  através da análise de uma banda desenhada alusiva ao tema, assim  como  a  realização de uma ficha de trabalho  com questões referentes aos perigos da internet.
 Logo que possível serão aqui deixadas fotos desta actividade!

11 de fevereiro – dia da internet mais segura






 

No âmbito das comemorações do Dia da Internet Segura (11 de fevereiro), dois representantes da Guarda Nacional Republicana deslocaram-se à Escola Secundária Dom Egas Moniz, no dia 10 de fevereiro,  e dinamizaram, na BEgas, uma sessão de formação e de reflexão acerca desta problemática no sentido de  divulgar  fatores de risco que a utilização das novas tecnologias   implica. Esta ação foi  promovida pelos docentes de informática. Tratou-se de uma ação de sensibilização bastante profícua, pois hoje mais do que nunca  devemos ter cuidado com a utilização da Internet de forma segura, pois esta é “uma porta aberta  para o mundo” por isso devemos estar atentos e  proteger os nossos dados  pessoais e os nossos equipamentos.
Prof.   Arminda Lemos

 





 

 




 
 



11 de fevereiro de 2014 - Dia da Internet Mais Segura


 
No dia 11 de fevereiro de 2014, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura,  este ano com o tema “Juntos vamos criar uma Internet melhor”.
No âmbito destas  comemorações,  a turma do 11ºC do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, com a colaboração dos professores da área técnica (Informática), dinamizaram vários expositores na escola sede do agrupamento. Em cada um destes expositores encontra-se informação relativa a programas de proteção, navegadores web, redes sociais e dicas de segurança, tais como: antivírus, firewall, antispyware e encriptadores que podem ser utilizados na internet.
Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, todas as escolas podem dinamizarem atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet,   ao longo desta semana  mais informações em :


 Consultar  recursos para  o dia da Internet  segura  em:

 
 Prof. Arminda  Lemos

Concurso "7 dias, 7 dicas sobre os media"

O Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançam, pela segunda vez, o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media. Este desafio, dirigido a duas categorias de alunos – 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário – tem como objetivos fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular dentro das escolas a colaboração entre professores, alunos, jornais, rádios, televisões e bibliotecas escolares no âmbito da Educação para os Media. A participação no concurso é feita através da produção de dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formatos diversos (áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz), fixando-se em 16 de março a data limite para o professor bibliotecário enviar o trabalho selecionado na escola/ agrupamento, em cada uma das categorias. Os temas base para a produção das Dicas são:
• O uso dos media na sala de aula e na biblioteca;
• A segurança nos telemóveis e nas redes sociais;
• Como evitar o plágio.
Os alunos autores dos trabalhos vencedores em cada categoria (num máximo de três por cada trabalho), serão distinguidos individualmente com tablets e os professores orientadores receberão um pacote de materiais pedagógicos para a promoção da literacia para os media junto dos seus alunos

Consulta o regulamento em: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1076.html

Exposição: rosa dos ventos: trabalhos selecionados



 Tendo em conta  a exposição  de Rosas dos ventos que decorreu na BEgas  na passada semana, foram seleccionados os melhores trabalhos, que são aqui publicados, apesar da enorme dificuldade que o júri teve  em proceder à escolha, em virtude de os trabalhos estarem  muito bons e originais.
 Estão   de parabéns   os alunos que  participaram    nesta atividade!

Entrevista a Teresa Calçada, coordenadora do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares

À   frente da Rede de  Bibliotecas Escolares (RBE) desde 1996, Teresa Calçada despede-se com a certeza que o programa vai continuar, apesar das dificuldades.
Não é exagero dizer que Teresa Calçada é a mãe da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, esteve na génese da criação da Rede de Bibliotecas Municipais e, anos mais tarde, fez parte do grupo que pensou as bibliotecas nas escolas, acabando por assumir a sua direcção. No final de 2013, depois de 17 anos à frente da RBE, pediu a reforma. "Não sei bem porquê", confessa. Contudo, tem a certeza que o trabalho começado não pode voltar atrás. Para já, vai fazer voluntariado com a sua amiga Isabel Alçada, autora e ex-ministra da Educação, na associação Voluntários de Leitura. Vão às escolas ler com os mais pequenos.
O Ministério da Educação e Ciência já fez saber que "está a analisar a substituição de Teresa Calçada que deixa o cargo por aposentação."

Retirado de
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/as
 Ver entrevista em:
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/jornaldas9/2014/01/30/rede-de-bibliotecas-escolares-em-analise