Projeto “ Todos juntos podemos Ler”- “ A Lenda do Arlequim”.

 No âmbito do Projeto “Todos juntos podemos Ler”, os alunos da Educação Especial e as suas professoras  estiveram hoje  na Biblioteca para analisar o texto “ A Lenda do Arlequim”.
Estas histórias e  lendas  trazem-nos   sonhos, lições de vida,  esperança,  exemplos de solidariedade
Passo a  transcrever aqui ‘A lenda do Arlequim’, texto que faz parte do livro ‘Novas Flores para Crianças’ de Fernando Cardoso (Ed.Portugal Mundo), transcrição feita com a autorização do autor.
 Aqui  fica  a história:
"Conta a lenda …que vivia em Veneza, no seu lindo e imponente palácios, uma Condessa muito rica que todos os anos, no Carnaval, organizava um grande baile de máscaras, para qual convidava todos os rapazes e raparigas da cidade.
A Condessa só fazia uma exigência aos convidados: tinham de se apresentar mascarados. E durante a festa, era sempre premiado aquele que melhor se apresentasse. Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos de máscaras. Só Arlequim não iria ao baile por ser muito pobre e sua mãe não poder lhe fazer nenhum traje.
Os amigos vendo-o triste, resolveram dar o que tinham, os bocadinhos de fazendas que sobrara da confecção dos seus fatos. E, com eles, a mãe de Arlequim conseguiu fazer uma linda fantasia, cortando os bocadinhos em losangos iguais e combinando habilidosamente as diferentes cores.
Assim, o pequeno Arlequim pôde entrar no Palácio da Condessa. E mais conta a lenda que foi precisamente Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio por ter se apresentado com o fato mais vistoso e original. E quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, tão pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu:
- O meu fato foi feito com a bondade dos meus Amigos e o coração de minha Mãe."

 Uma história linda que transmite uma lição de vida ,por este motivo considero  que o incentivo a leitura de suma importância e deve ser feito de forma inclusiva.
 Posteriormente, os alunos  vão imaginar  e desenhar o fato  do Arlequim.


 Retirado e adaptado  de 
http://www.bigmae.com/historias-para-criancas-a-lenda-do-arlequim/



Sem comentários:

Enviar um comentário