Sessão de eslarecimento " A Escola e a Família"



 Decorreu hoje na BEgas, pelas 15h, uma Sessão de Esclarecimento  subordinada  ao tema " A Escola e a Família", destinada a Encarregados de Educação do 3º Ciclo do Ensino Básico, esta atividade  resultou  da articulação do GAAF com a Biblioteca Escolar, no âmbito do Projeto TEIP.
 Tratou-se de uma sessão  interessante onde  houve partilha de  ideias  para  uma melhor convergência entre a Escola e a Família  que são peças  integrantes do processo de ensino-aprendizagem. É preciso unir esforços no sentido de delinear estratégias para atingirmos as metas, rumo  ao sucesso educativo.
 Temos que ter sempre em conta que a  Família sempre foi e continua a ser a instituição-chave onde se inicia a socialização; é nela que a criança se insere como indivíduo social desde o seu nascimento. A  Escola vai  em parceria com a comunidade, integrar o indivíduo,  num processo de socialização que se desenrola ao longo da vida. Portanto, a Família nunca pode abdicar da sua função socializadora, embora, na escola, a interacção social aumente, ganhe uma nova dimensão, diversificada e se transforme num processo dinâmico que funciona ou deve funcionar, sempre, numa  articulação profícua de esforços com a Família.
Daqui resulta a necessidade de Escola e Família, convergirem forças e  se tornarem parceiros de todo o processo educativo para que desta interacção permanente se possa obter um desenvolvimento harmonioso e equilibrado dos indivíduos.

 Prof .Arminda Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário