Ação de sensibilização sobre prevenção no consumo de estupefacientes


 Decorreu  hoje dia 3 de março, entre as 10h:00min e as 10h:50min, uma ação de sensibilização sobre prevenção no consumo de estupefacientes, álcool e tabaco, pela GNR, na Biblioteca da Escola Secundária.
A ação de sensibilização destinou-se às seguintes turmas: 8ºD,  9ºB, 9ºF e 10ºB.
Foi abordados os conceitos de droga e de consumidores de estupefacientes. O tabaco também é considerado uma droga, assim como o álcool, embora sejam drogas legais. Foram referidas as várias fases no âmbito do processo de dependência do tipo de droga. O usuário dependente  é aquele que não consegue  largar a droga.O consumo poderá eventualmente começar pela curiosidade. Por isso mesmo, deve ser  rejeitada  a primeira vez pois não sabemos se nos podemos controlar e ir ganhando progressivamente a dependência. Foi  apresentando um pequeno filme  ilustrando os malefícios  do uso de  drogas.
  As drogas podem ser  consideradas perturbadoras, alucinogénias, por exemplo: canábis, marijuana e haxixe. São as drogas mais consumidas no seio da comunidade escolar. Estas drogas provocam euforia e a  longo prazo  podem provocar psicose. O ecstasy  muito vendido nos meios de  diversão nocturna, causa  também euforia e  dependência  a nível psicológico, não pode ser inalado, é  vendido em comprimidos, não deve ser ingerido  com bebidas alcoólicas , pois pode  provocar a morte.
 Há ainda as  drogas  depressoras, designadamente, heroína, ópio e morfina. A heroína pode ser  injectada, fumada, ou inalada. O álcool também é uma droga depressora.  O álcool afeta  o cérebro e impede a coordenação dos membros superiores e inferiores, causa também dependência psicológica. A morfina é utilizada em doenças terminais.
 Foram também referidas as drogas estimulantes: cocaína e tabaco,  que  também causam dependência a nível psicológico. Foram ainda apresentadas imagens que nos mostraram os efeitos perniciosos  do consumo de drogas  nas pessoas. O uso de drogas pode levar à morte por overdose.
 As imagens e informações sobre esta palestra serão disponibilizadas no Facebook  da GNR de Viseu.
Esta  atividade foi bastante  profícua, servindo para alertar e prevenir os nossos jovens no sentido de evitarem o uso destas substâncias.Aqui  ficam algumas imagens!

 





Sem comentários:

Enviar um comentário