CARNAVAL

Carnaval deriva do latim Carnem Levare ou Carnelevarium, significando abstinência de carne. Ocorre geralmente em países de religião católica, precedendo a Quaresma (Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira de Cultura).

Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais da Ilha da Madeira (donde saíram os imigrantes que haveriam de levar a tradição do Carnaval para o Brasil, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines). Torres Vedras possui o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição. Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras. Nos Açores, mais propriamente na ilha Terceira, reside uma das formas mais peculiares do Carnaval em Portugal, as Danças e Bailinhos de Carnaval. Esta tradição, tida como a maior manifestação de teatro popular em Portugal, remonta ao tempo dos primeiros povoadores e reflecte um estilo teatral bem ao jeito dos Autos Vicentinos.
Estas e outras curiosidades podem ser encontradas na nossa Biblioteca. A BEgas entrou na folia do Carnaval e fantasiou o espaço dedicado às exposições com curiosidades e máscaras de Carnaval.

1 comentário:

  1. Olá,
    Meu nome é Bruna e trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor www.zahar.com.br
    Aproveitando o tema Carnaval, a editora tem um livro chamado Almanaque do carnaval, escrito por André Diniz http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1102&ORDEM=A, que fala da história dessa grandiosa festa e dá dicas sobre o que ler, ouvir e onde curtir. Se gostou, participe da promoção de carnaval da Zahar e concorram ao livro. Veja mais no site www.zahar.com.br
    Abraços!

    ResponderEliminar